Francisco Pavão destaca o papel multifuncional das micro alquevas para a agricultura e o meio ambiente.
A falta de estruturas de armazenamento de água em Trás-os-Montes tem sido uma preocupação constante para os produtores agrícolas da região.
Francisco Pavão, presidente da Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD), ressalta a necessidade urgente de investimentos nesse sentido, a fim de aproveitar ao máximo os recursos hídricos disponíveis.
Francisco Pavão, presidente da APPITADEm entrevista exclusiva à Revista Voz do Campo, Pavão enfatiza a importância das estruturas de armazenamento para a agricultura local. “No caso de Trás-os-Montes, acho que fazem falta estruturas ou micro estruturas de armazenamento de água. Nós temos algumas, mas insuficientes, e acabamos por deixar grande parte da água ir para o mar sem qualquer aproveitamento”, lamenta o presidente da APPITAD.
Olival, amendoal e vinha, são as culturas principais da região
A utilização da água nas atividades agrícolas, principalmente no olival, amendoal e vinha, que são as culturas principais da região, seria viabilizada por essas estruturas. “Sobretudo o olival, que é largamente a cultura com mais expressão”, destaca Pavão (…).