Fruit Attraction, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, vai realizar-se de 8 a 10 de outubro de 2024, no recinto da feira de Madrid. Pela primeira vez, serão ocupados 10 pavilhões do recinto de feiras.

O abacate será o produto estrela da 16.ª edição da Fruit Attraction e concentrará diversas iniciativas em torno deste superalimento cujo sucesso tem crescido significativamente nos últimos anos tanto no cultivo como na exportação.

A feira, organizada pela IFEMA MADRID e FEPEX e tendo a Andaluzia como região convidada, regista a maior participação da sua história com 2.146 empresas expositoras, de 56 países, o que representa um aumento de 7% em relação ao ano passado, 70.000 metros quadrados de superfície e a presença esperada de mais de 100 mil profissionais de 145 países.

No total, pela primeira vez, serão 10 pavilhões: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 → do Recinto de Feiras de Madrid que acolherão a grande oferta de frutas e legumes deste evento líder do setor. Esta edição reúne, o que significa um crescimento de ocupação superior a 9% em relação a 2023. Desta forma, a Fruit Attraction 2024 fará da cidade de Madrid o epicentro mundial da comercialização de produtos frescos.

Dados extremamente positivos que revelam o crescente interesse do setor hortofrutícola em participar no maior centro de negócios da área, reforçando também o apoio à Fruit Attraction como uma peça chave para a internacionalização e um ponto de encontro essencial para todos os profissionais da cadeia de abastecimento.

Distribuição dos setores

Nesta edição, a Área de Frescos ocupa cerca de 70% da feira, com um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. A Área da Indústria Auxiliar, que representa 24%, também cresceu 4%. Já a Área de Logística de Alimentos Frescos teve um aumento de mais de 26%. Uma novidade deste ano é o Pavilhão 1, dedicado ao Innova&Tech, que reúne os setores Biotech Attraction e Smart Agro, voltados para inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

A participação nacional espanhola corresponde a 55% da feira, destacando a força da Espanha como líder mundial no mercado de frutas e legumes, com a presença de todas as regiões produtoras do país. Isso reforça a importância da Fruit Attraction como uma ferramenta eficiente para gerar negócios e abarcar novos mercados internacionais, especialmente em um mês estratégico para o planeamento de campanhas.

A participação internacional também cresceu de forma significativa, representando 45% do total da feira, com um aumento de 22,5% na área ocupada. Além disso, o número de expositores internacionais subiu 18%, com a chegada de 102 novas empresas.

Internacionalização

A Fruit Attraction pretende ser uma plataforma para expansão global. Em parceria com o Ministério da Agricultura de Espanha e ICEX, o Programa de Compradores Internacionais atrai 700 compradores de 70 países. Nesta edição, China e Arábia Saudita são os “Países Importadores Convidados”, promovendo relações comerciais com esses mercados. A feira também contará com vários fóruns e congressos importantes.

Nesta ocasião, o Innovation Hub → no anexo dos pavilhões 1 e 3, com cerca de 40 produtos, será a área dedicada à inovação e ao desenvolvimento de negócios no setor. Nesta área, a feira volta a acolher os Innovation Hub Awards, que se tornaram um evento fundamental para apoiar o espírito empreendedor do setor com as suas habituais categorias – Produtos Frescos; Indústria de frutas e hortícolas e ações de sustentabilidade e compromisso.

→ Mais informação: www.ifema.es/en/fruit-attraction

One thought on “Fruit Attraction celebrará a maior edição de sempre da sua história (8 a 10 de outubro)

Comments are closed.