Durante os dias 4 e 5 de junho, o Pavilhão 4 da IFEMA MADRID, encheu-se com as propostas, produtos e serviços de mais de 350 expositores de 28 países, incluindo a participação portuguesa, consolidando-se como o ponto de encontro profissional por excelência do setor biológico realizado na Península Ibérica.
Coorganizado pela Diversified Communications e pela IFEMA MADRID, com o apoio da Ecovalia como patrocinador principal, da AGROBIO, PortugalFoods, entre outros, 350 expositores de mais de 28 países mostraram os seus novos produtos e inovações a compradores, distribuidores e retalhistas internacionais na quinta edição da Organic Food & Eco Living Iberia.
Produtos biológicos, naturais e sustentáveis dos setores agroalimentar, vitivinícola, de bebidas, beleza, têxtil, eco-packaging, saúde e bem-estar encheram os corredores das áreas de exposição da Feira.
Segundo a organização, foi também notável a participação ativa dos visitantes nas conferências e mesas redondas dos auditórios Organic Talks by Bio Eco Atual e Eco Talks, que se tornaram um foco de intercâmbio de ideias e de criação de sinergias. O programa abordou questões transversais de especial importância para o setor, como a situação do canal especializado, as chaves e estratégias de exportação, as propostas políticas de sustentabilidade face às eleições europeias, bem como as limitações à utilização de substâncias tóxicas na agricultura. Com salas lotadas, as sessões tornaram-se numa abundância de troca de ideias e criação de sinergias entre palestrantes e participantes.
“Esta feira é um importante ponto de encontro para os produtores e indústria biológica nacional, com compradores internacionais”
A PortugalFoods está associada à organização da Organic Food Iberia desde a sua criação. Em 2018 foram convidados para fazer parte do painel assessor de um projeto que, então, nascia para organizar um evento ibérico, dedicado em exclusivo ao setor biológico agroalimentar. De acordo com Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, a Associação foi convidada para colaborar na organização do evento desde o seu início, destacando-se como um elemento vital na promoção da vertente ibérica da Feira. “A presença de empresas portuguesas a Organic Foods Iberia não apenas fortalece a representação nacional, mas também posiciona Portugal como um player significativo na produção e exportação de produtos biológicos. Esta Feira é um importante ponto de encontro para os produtores e indústria biológica nacional, com compradores internacionais”, salienta a diretora executiva da PortugalFoods.
“A estratégia da PortugalFoods é clara”, afirma Deolinda Silva, que passa por “impulsionar a inovação no setor alimentar e aumentar a competitividade das empresas portuguesas através da presença nos mercados internacionais. Isso é realizado através de diversas iniciativas ao longo do ano, como a participação em feiras internacionais, missões empresariais (…). Ou seja, tentamos marcar presença naquilo que são os mercados prioritários como o europeu, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, e muitos outros”, considera.
Para além disso, a PortugalFoods dinamiza grandes projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico. Exemplo disso, é a Agenda Mobilizadora do PRR – Bio Foods. Deolinda Silva salienta ainda a exigência do consumidor porque está cada vez mais informado. “Quanto mais informado mais criterioso é no seu processo de compra (…). Portanto, temos de estar muito atentos àquilo que são as alterações do comportamento do consumidor”, argumenta. Nesse sentido, a PortugalFoods promove anualmente um evento focado nas tendências de consumo, para “orientar as empresas do setor na adaptação das suas estratégias de inovação e desenvolvimento de produtos”.
“ONE PLANET, ONE HEALTH” em discussão na Bio-região de Idanha-a-Nova
A Bio-Região de Idanha-a-Nova esteve presente na Organic Food Iberia, para representar e divulgar produtos e produtores do concelho, no stand da representação portuguesa, sob a marca PortugalBio. Durante a iniciativa a reportagem da Voz do Campo teve oportunidade para conversar com o edil do município raiano, Armindo Jacinto, que reforçou a importância da agricultura biológica não só em termos de sustentabilidade ambiental, mas também da saúde humana. “É importante hoje, num mundo em que vivemos, percebermos que a saúde de cada um de nós depende da atitude enquanto consumidores quando adquirimos produtos. Quando adquirimos um produto de agricultura biológica não estamos só a ajudar a nossa saúde individual, como também a saúde do planeta”, argumenta Armindo Jacinto.
“Idanha-a-Nova não se limita a ser uma mera região produtora. É uma Bio-Região, integrada para promover práticas agrícolas sustentáveis e conscientes”, sustenta.
Nesse sentido, Armindo Jacinto, destaca a realização do II Encontro Mundial das Bio-Regiões sobre a temática “One Planet, One Health” – uma saúde, um planeta – integrado no âmbito da Feira Raiana que decorrerá nos próximos dias 26 de julho a 4 de agosto.
“Temos aqui um potencial enorme, e no caso da agricultura biológica, para promover um setor que claramente continua a crescer”
A participação da AGROBIO, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, na Organic Food Iberia tem sido um marco importante para promover os produtos biológicos portugueses. É desta forma que Jaime Ferreira, presidente da AGROBIO, analisa a importância do evento, recordando à nossa reportagem, que há cinco anos, a AGROBIO estabeleceu uma parceria estratégica com a Ecovalia, associação espanhola dedicada à agricultura biológica, e com a PortugalFoods. Essa colaboração deu origem ao projeto Organic Food Iberia, que tem como objetivo comum promover os produtos biológicos portugueses tanto no mercado interno como no externo. “Sendo a Península Ibérica um dos maiores produtores europeus e até mundiais de frutas e legumes, temos aqui um potencial enorme, e no caso da agricultura biológica, para promover um setor que claramente continua a crescer”, partilha Jaime Ferreira (…).
A Voz do Campo, foi media partner do evento, e marcou presença com um stand.
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