NATURALMINHO É A 1ª MARCA DE CARNE DE BOVINO BIOLÓGICA DO MINHO

Em 2008 dois Licenciados pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes- em Engenharia Agrícola: Gaspar Malheiro Reymão e Joel Ramos Presa formam a empresa Trifolium Campus, Lda. A exploração agrícola está situada no Alto-Minho, mais concretamente no concelho de Ponte de Lima, classificado como zona de Montanha.

Partilham o desígnio de elevar a região e as raças autóctones, através de um Projecto diferenciador com duas missões fundamentais:
Criar animais de elevado valor genético, contribuindo para o melhoramento da raça autóctone Minhota e privilegiando os critérios estabelecidos no caderno de especificações da raça, em contexto altamente profissionalizado com controlo de performances para cada animal.
Produzir carne saudável e rica em omega3, de uma forma natural – na pastagem, aliando toda a tenrura e suculência de um bom bife às vantagens e benefícios que podemos promover na saúde de cada individuo.

Os cerca de 75 hectares de pastagens biodiversas ricas em leguminosas abrangem diversas freguesias e destacaria a área de pastagem que temos na Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos. Uma zona classificada como paisagem protegida que faz parte da Reserva Ecológica Nacional e está incluída na Rede Natura 2000 onde somos parceiros na conservação da natureza e na promoção da biodiversidade.

Temos um efectivo constituído por 100 vacas reprodutoras e 8 touros reprodutores de Raça Minhota.

A Raça Autóctone Minhota é uma raça de elevado potencial produtivo e a única capaz de competir com as melhores raças exóticas que temos em Portugal.
Uma raça que antigamente se caracterizada pela tripla aptidão (trabalho, leite e carne) ou seja os animais eram usados como força de tração para trabalho, cmas também como fonte de produção de leite para venda e ainda com fonte de produção de carne, pelas suas características e capacidades de produzir bons vitelos (…).

Para mais informações visite: NATURALMINHO

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de junho 2024

*Escrito de acordo com o antigo acordo ortográfico

Autoria: Gaspar Reymão, engenheiro agrícola Trifolium Campus, Lda.