O produtor de mel tem de estar protegido face as intempéries e às responsabilidades perante terceiros. A agricultura tem, evidentemente, uma parte de vocação e de entrega. Mas é uma atividade produtiva – que está sujeita a riscos e que tem de pagar contas. Assim, a SAFE-CROP, em parceria com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, lançou na Feira Nacional de Agricultura, um novo seguro destinado a apicultores. Este seguro abrange responsabilidade civil, riscos meteorológicos e doenças – é a solução “Está bem, Abelha!”
Além da produção de mel, cera os apicultores estão a ver a sua atividade a crescer satisfazendo as necessidades de polinização, sobretudo nos frutos secos. O risco de exploração é enorme, a par da perda do ativo biológico.
Assim, respeitando a sua missão, a SAFE-CROP, em parceria com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, lançou na Feira Nacional de Agricultura, um novo seguro destinado a apicultores. Este seguro abrange responsabilidade civil, riscos meteorológicos e doenças – é a solução “Está bem, Abelha!” e pode ser adquirido junto do seu mediador ou online na página da SAFE-CROP.
O Seguro de Responsabilidade Civil cobre lesões corporais e/ou materiais causadas a terceiros, oferecendo uma proteção clássica. Se num transporte uma colmeia cair, por exemplo, e houver um dano numa criança, o seguro paga.
Igualmente diferenciador é a proteção contra riscos meteorológicos, que cobre colmeias em casos de:
– Incêndio;
– Queda de raio;
– Tempestades e chuvas intensas;
– Golpes de calor;
– Queda de neve;
– Doença.
A ideia foi o de proteger o produtor contra catástrofes, compensando o apicultor quando as coisas não dão certo. Este tipo de seguro já existe em países tão diferentes como Espanha, Turquia e Reino Unido (…).
→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo: edição de julho 2024
Autoria: Filipe Charters, SAFE-CROP