A utilização de tecnologias avançadas na agricultura, como os UAVs (Veículos Aéreos Não Tripulados), tem sido um campo crescente de interesse e desenvolvimento, enfrentando desafios como a otimização dos recursos hídricos, a precisão no uso de fatores de produção, e a melhoria dos itinerários técnicos.
Esta abordagem tecnológica é crucial para responder à crescente procura por práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes, especialmente em regiões como Portugal, onde a diversidade agrícola exige soluções inovadoras e adaptativas.
O InovTechAgro, como Centro de Competências na área da inovação tecnológica para a agricultura, desempenha um papel fundamental nesta temática.
Através da integração e desenvolvimento de tecnologias como os UAVs, o InovTechAgro apoia os agricultores na implementação de práticas agrícolas de precisão que permitem uma melhor monitorização e gestão das culturas, otimizando os resultados e minimizando os impactos ambientais.
Com a publicação deste guia o InovTechAgro contribui para a divulgação do conhecimento no uso deste tipo de instrumentos, contribuindo de forma técnica com esta iniciativa para impulsionar a competitividade no setor agrícola, mas também para uma agricultura mais resiliente e adaptada aos desafios futuros.
→ Consulte aqui o documento
One thought on “Contributo (guia) do uso de drones em agricultura (Julho 2024)”
Comments are closed.