Durante a recente Feira Nacional de Agricultura (FNA), a reportagem da Voz do Campo teve a oportunidade de entrevistar Nuno Vieira, representante do departamento comercial da Cachapuz, uma empresa de referência no mercado de soluções de pesagem e automação industrial em Portugal.
Nesta conversa, Nuno Vieira começou por destacar a vasta gama de balanças que a Cachapuz disponibiliza no mercado, adequadas para diversos setores e tipos de mercados. “Temos balanças para todos os tipos de mercados e setores de atividade”, afirmou. Além das balanças, a empresa também oferece soluções de automação, principalmente associadas à pesagem de camiões. Estas soluções permitem automatizar o processo de pesagem de veículos e, dependendo do nível de automação desejado pelo cliente, também podem incluir a gestão de processos dentro das fábricas.
As soluções de automação da Cachapuz são altamente personalizáveis, sendo desenvolvidas com base nas necessidades específicas de cada cliente. Nuno Viera explicou que a empresa começou a aplicar estas soluções na indústria cimenteira e, com o tempo, expandiu para outros setores, como a transformação de tomate, resíduos e cereais. “Neste momento, temos soluções para todas as indústrias”, afirmou.
Questionado para se pronunciar sobre a situação atual da agricultura em Portugal, e com base na sua experiência e no contacto com clientes da zona sul do país, Nuno Vieira, conta que a região sul, particularmente influenciada pelo projeto do Alqueva, tem visto um aumento significativo na atividade agrícola. “Tenho mais contacto com a zona sul, parece-me haver mais e maiores empresas na zona sul (…). Nos últimos anos, houve um aumento do investimento estrangeiro, especialmente espanhol, mas também português, o que tem contribuído para a revitalização da atividade agrícola naquela região”, remata.
Mais informações em: Cachapuz