Durante o VI Fórum Agricultura 4.0, que decorreu de 2 a 4 de julho, teve lugar no dia 4 de julho a sessão “Scaleup Agrifood 2024 Hiba+”, realizada no Parque Tecnológico de Óbidos e no âmbito do projeto HIBA+, um projeto transfronteiriço POCTEP-INTERREG. O evento, de natureza híbrida e ibérica, reuniu mais de 70 participantes, incluindo empreendedores, inovadores, empresários e especialistas do setor agroalimentar, e teve como objetivo reunir empresas e especialistas do setor agrícola para a partilha de conhecimento e discutir os avanços tecnológicos do setor, visando a promoção da digitalização e sustentabilidade do setor e fortalecer a competitividade das empresas agrícolas.
Este dia de trabalhos, contou com a participação de Cátia Pinto (SFCOLAB), Filipe Daniel (Presidente da Câmara Municipal de Óbidos), Juan Francisco Delgado (Fundação INTEC), Juan Manuel Revuelta (Fundação Finnova), Patrícia Cavanillas (Fundação Finnova), Belén Llamas (HIBA+), Ricardo Castelo (Lusiaves -PT), Pablo Romero (Graniot -ES), Humberto Marques (Granfer – PT), José Gutiérrez (Agroair – ES), Pedro Araújo (BitCliq Technologies – (PT), Vitor Ferreira (Start-up Leira), Raúl Rojano (Hidroinfiltrador – ES), João Araújo (SpinWorks – PT), Ricardo Cardoso (ImpactWave – PT) e Vicent Rosso (Consentio – ES).
O evento terminou com as palavras de encerramento de Miguel Silvestre, Diretor Executivo da OBITEC, seguido por um almoço de networking. Esta sessão foi exemplo do compromisso contínuo do SFCOLAB com a modernização e eficiência no setor agrícola, impulsionado pelas parcerias nacionais e internacionais e também pelo espírito empreendedor das empresas participantes.
O VI Fórum Agricultura 4.0, atraiu cerca de 200 participantes ao longo de três dias, repartiu-se entre a Feira de S.Pedro de Torres Vedras, a Quinta do Infesto e o Parque Tecnológico de Óbidos. Este evento, já de referência no cenário da Agricultura 4.0 em Portugal , teve como objetivo maior o de discutir a atualidade e o futuro da inovação digital no setor agrícola, demonstrando tecnologias e projetos em ambiente real, além de promover o networking entre empresas tecnológicas, o setor agrícola e potenciais investidores.