Organizado em parceria pelo Grupo Pelarigo, pela Sociedade da Casa Agrícola das Malhadinhas e pela Porbatata, a segunda edição do Open Day da Batata contou ainda com o apoio do COTHN e da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
Para a edição de 2024, que decorreu no início de julho, foram instaladas seis variedades de batata de indústria, de seis casas de sementes. Os participantes no evento ficaram a conhecer as características das variedades, as condições existentes e o estado da cultura. Refira-se que a Sociedade da Casa Agrícola das Malhadinhas tem cedido o espaço para o evento desde a primeira edição, aproveitando uma das suas parcelas na região do Ribatejo (no concelho de Salvaterra de Magos), conhecida pelos terrenos arenosos ideais para a cultura da batata.
De acordo com Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata, o Open Day é um evento que reflete a vitalidade e a vontade do setor continuar. “Este é um evento de grande importância para o setor”, afirma o presidente à Voz do Campo. A colaboração entre as várias entidades é fundamental para a realização do evento, que na sua segunda edição já demonstra o quão essencial é para o setor. Para o presidente, o Open Day é uma partilha de conhecimentos e informações sobre as mais recentes técnicas e equipamentos com diferentes técnicas aplicadas no controlo dos problemas fitossanitários.
Para o dirigente associativo, a Porbatata, como associação, funciona como uma união de pessoas e entidades com um objetivo comum: o fortalecimento da fileira da batata. “Nós somos uma associação e as associações funcionam mesmo deste modo, é um conjunto de pessoas, um conjunto de entidades que têm um objetivo em comum. O Open Day é um reflexo dessa união e do esforço coletivo para superar os desafios e promover o crescimento sustentável do setor”, acrescenta Sérgio Ferreira.
Por sua vez, Bruno Pelarigo, administrador do Grupo Pelarigo, destaca que o principal objetivo da Pelarigo com a iniciativa é promover o setor da batata e fortalecer as relações com todos os parceiros de negócio. “Como especialista em fatores de produção para a agricultura, procurámos criar uma interação com todos os nossos parceiros de negócio, tanto a montante como a jusante (…). Juntar tudo num só espaço onde possamos ver todos os produtos que comercializamos e dar a oportunidade às nossas empresas parceiras que trabalham conosco durante o ano poderem apresentar as suas inovações”, sublinha Bruno Pelarigo. Saliente-se que a Pelarigo, para além de comercializar produtos para a agricultura, entrou também na área de negócio de máquinas agrícolas, e Bruno Pelarigo remata: “Temos um portefólio completo de fornecimento de tudo o que o agricultor precisa para poder trabalhar” (…).
→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de agosto/setembro 2024
Veja mais:
One thought on “Setor da batata reunido na segunda edição do Open Day dedicado à cultura”
Comments are closed.