Garantir a segurança alimentar e promover práticas agrícolas sustentáveis são prioridades inevitáveis. A ANPIFERT – Associação Nacional de Produtores e Importadores de Fertilizantes refere que a FAO estima que 768 milhões de pessoas encontram-se em situação de subnutrição e cerca de 2 mil milhões sofrem de deficiências de micronutrientes. Até 2050, a produção agrícola terá de aumentar em 50%, sem expandir áreas cultivadas.
A indústria dos fertilizantes está a contribuir de forma notável para atingir estes objetivos:
→ Redução de N2O: Tecnologias avançadas já contribuíram para reduzir as emissões de N2O em mais de 85%, com potencial para atingir níveis de redução de 90-95% nos próximos anos.
→ Redução de CO2: Desde 2004, a indústria dos fertilizantes alcançou uma redução de 14,5% nas emissões de CO2 por tonelada de amoníaco produzido.
→ Eficiência Energética: As plantas modernas utilizam 30% menos energia em comparação com as antigas, e melhorias nas plantas antigas também têm sido significativas.
→ Captura e Reutilização de Carbono: As plantas industriais de fertilizantes capturam e reutilizam centenas de milhares de toneladas de CO2 anualmente, reduzindo assim as emissões de GEE.
→ Produzir mais e melhores alimentos, rações, fibras e bioenergia para uma população mundial de quase 10 mil milhões de pessoas até 2050 exige um aumento de pelo menos 50% na produção agrícola. Esse aumento deve ser alcançado sem expandir a área cultivada. Isso não pode ser realizado sem fertilizantes, que repõem os nutrientes removidos do solo com o produto colhido.
→ A indústria de fertilizantes recomenda a priorização da intensificação sustentável (produzir mais alimentos por unidade de recurso).
→ Embora a produção de calorias suficientes seja vital, a qualidade nutricional dos alimentos deve ser melhorada garatindo a produção de colheitas ricas em proteínas, aminoácidos essenciais, ácidos gordos, minerais, vitaminas, antioxidantes e outros compostos importantes para a nutrição e saúde humana. As corretas práticas de fertilização são determinantes para combater as deficiências destes elementos, que estão largamente correlacionadas com as deficiências desses nutrientes nos solos.
Para mais informações, consulte a página da ‘International Fertilizer Association (IFA)’ em: www.fertilizer.org/key-priorities/fertilizer-production