No seu IV aniversário, o Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal InovTechAgro, vai promover uma sessão técnica dedicada ao “Uso dos Drones em Agricultura” no dia 25 de setembro, nas instalações do INIAV, em Elvas.
O programa inclui a apresentação oficial do documento “Contributo (guia) do uso de Drones em Agricultura” e uma demonstração de equipamentos em campo.
→ Programa provisórioAs inscrições são limitadas a 100 participantes. Podem ser formalizadas até 18 de setembro.
→ INSCRIÇÕES AQUIO uso de drones na agricultura representa uma evolução na forma como monitorizamos e fazemos a gestão dos itinerários técnicos das cutturas. Com a capacidade de recolher dados precisos e em tempo real, estes equipamentos permitem um acompanhamento mais detalhado da saúde das plantas, otimização do uso de fatores de produção e a identificação precoce e georreferenciada de pragas e doenças. Além disso, os drones são hoje um meio alternativo na aplicação de produtos, nomeadamente e sempre que as condições de solo e meteorologia não sejam favoráveis aos meios convencionais.
No entanto, esta tecnologia também apresenta desafios, como a necessidade de formação e treino dos operadores, e a adaptação às regulamentações vigentes. Para apoiar os agricultores nessa transição, o InovTechAgro publicou um guia técnico, com orientações práticas sobre o uso seguro e eficaz dos drones, garantindo que todos possam aproveitar ao máximo as vantagens desta inovação. Durante o dia de campo, no inicio de uma nova campanha agrícola vamos explorar estas questões em profundidade e discutir.como esta ferramenta pode ser integrada de forma sustentável nas operações agrícolas.
Conteúdo relacionado:
Contributo (guia) do uso de drones em agricultura (Julho 2024)