Neste laboratório realizam-se análises e ensaios em sementes, avaliação e controlo de qualidade em cereais e análises em azeitona e bagaço. A sua atividade decorre a três níveis: ensino e formação de alunos e docentes, investigação e prestação de serviços.
O Laboratório de Análise de Sementes e Matérias-Primas Vegetais (LASMPV), localizado na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (ESA/IPBeja), tem esta designação desde o ano 2006, tendo sido referenciado anteriormente como Laboratório de Agricultura e Laboratório de Tecnologia de Cereais, criado no ano de 1988.
O LASMPV, está apetrechado com grande diversidade de equipamentos modernos, nomeadamente o Alveógrafo de «Chopin» para avaliação da qualidade do trigo mole para panificação (Figura 1a), o «Near-infrared spectroscopy» (NIR) para determinação da gordura em azeitona (Figura 1b) e câmaras climáticas para análises de germinação de sementes e de crescimento em plantas (Figura 1c). Em simultâneo, dispõe de técnicos com formação superior, comprometidos e de vasta experiência na área, possibilitando uma capacidade de resposta rigorosa e atempada às várias solicitações.
Como resultado das competências demonstradas, o LASMPV tem sido reconhecido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para a realização de análises e ensaios no âmbito da certificação e recertificação de sementes de cereais de Outono-Inverno e da recertificação de sementes de milho, a última das quais do ano de 2023.
O LASMPV, através das análises aqui realizadas, tem tido um relevante contributo em diversos projetos, nomeadamente na elaboração da Lista de Variedades Recomendadas de Cevada para malte e cerveja (bianual) e de Trigos duros e moles de qualidade (anuais). Na sequência desta importante cooperação, destaca-se também a colaboração para a marca “Cereais do Alentejo”.
Adicionalmente presta serviços à comunidade regional e nacional, associações, cooperativas, organizações e produtores individuais, na realização de análises em vários parâmetros para definição de lotes de cereais com valorização e utilização diferenciadas. De referir ainda a realização de análises diversas em plantas, sementes, azeitona e bagaço, no âmbito de inúmeros trabalhos de I&DE, projetos nacionais e internacionais, bem como relatórios de licenciaturas, dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Na Tabela 1 indicam-se os parâmetros possíveis de determinação no LASMPV, disponíveis na consulta em https://www.ipbeja.pt/idesenvolvimento/Laboratorios/ labSementesMPV/Paginas/prestacaoservicos.aspx
→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de julho 2024
Autoria: Maria Natividade Costa¹ , Elizabete Rosa¹ , Manuel Patanita ¹,²,³
¹ Departamento de Biociências, Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Beja, Campus do IPBeja, Ap. 6155, 7800-295 Beja, Portugal;
² MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development & CHANGE – Global Change and Sustainability Institute, Instituto de Investigação e Formação Avançada, Universidade de Évora, Pólo da Mitra, Ap. 94, 7006-554 Évora, Portugal;
³ GeoBioTec, Universidade Nova de Lisboa, Campus da Caparica, 2829-516 Caparica, Portugal.