I Congresso, subordinado ao tema “Os insetos como ferramenta de sustentabilidade”, vai realizar-se no próximo dia 23 de outubro, nas instalações do Turismo de Portugal/Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, no Estoril, e conta com 2 painéis: Insetos: Fonte de Saúde, Sabor e Sustentabilidade e Muito Mais do que Proteína.
Daniel Murta, líder da Agenda Mobilizadora InsectERA e CEO da Ingredient Odyssey, SA, fará a abertura do I Congresso InsectERA.
A Agenda Mobilizadora InsectERA visa possibilitar a industrialização e comercialização de inovadores produtos com base em matérias-primas derivadas de inseto, tanto na área alimentar (nutrição animal e humana), como na de outras indústrias (cosmética ou bioplásticos), ou no inovador setor da biorremediação.
A revolução digital chegou à produção de insetos, trazendo consigo uma série de benefícios e inovações para a nova bioindústria. A automatização dos processos ira permitir uma produção mais eficiente e escalável, com menor intervenção humana e maior precisão nos resultados.
A digitalização dos dados e processos facilitará a gestão e a monitorização das operações, possibilitando uma maior rastreabilidade e controlo de qualidade dos produtos finais. Além disso, a integração de tecnologias como inteligência artificial e internet das coisas, irá impulsionar a inovação, possibilitando a personalização e otimização dos processos produtivos.
Com a crescente procura por fontes sustentáveis de proteína, os insetos têm-se destacado como uma possível alternativa viável e ambientalmente amigável. A produção em larga escala, aliada à eficiência proporcionada pela revolução digital, irá permitir atender a essa demanda, de forma económica e sustentável.
Assim, a combinação de automatização, digitalização e eficiência na produção de insetos irá revolucionar a bioindústria, tornando-a mais competitiva, sustentável e inovadora. O futuro da produção de insetos promete ser ainda mais promissor, com novas tecnologias e práticas que impulsionarão ainda mais o crescimento desse setor.
Com o objetivo de dar a conhecer este novo setor, a Agenda leva a efeito o seu I Congresso, subordinado ao tema “Os insetos como ferramenta de sustentabilidade” que pretende marcar o lançamento inaugural de um evento que será uma plataforma para especialistas e interessados abordarem, em colaboração, os desafios, oportunidades e potencial deste setor, em que terá os insetos como ferramentas biodindustriais de sustentabilidade.
O Congresso vai realizar-se no dia 23 de outubro, nas instalações do Turismo de Portugal/Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, no Estoril, e conta com 2 painéis: Insetos: Fonte de Saúde, Sabor e Sustentabilidade e Muito Mais do que
Proteína.
A par do Congresso, será feita a constituição da Sociedade Portuguesa de Entomologia Industrial e do Núcleo de Estudantes de Mestrado e Doutoramento em Entomologia Industrial.
A Comissão Organizadora do Congresso, também desafiou alunos e investigadores do setor a apresentarem posters de trabalhos realizados no âmbito deste novo setor bioindustrial.
O I Congresso InsectERA será uma porta para o futuro.
→ INSCRIÇÕES AQUI