A empresa FIO DA BEIRA, fica localizada a 15 Km a norte de Castelo Branco e a sua atividade consiste na transformação e comercialização de azeitona e azeite. É constituída por um Grupo de empresas agrícolas.
A primeira empresa agrícola iniciou a sua atividade em 2009, com a instalação de 80 hectares de olival intensivo de regadio. Ao longo destes anos, surgiram outras empresas que constituem o Grupo Fio da Beira, assim como algumas parcerias com produtores locais. Atualmente, conta com uma área total de 800 hectares de olival intensivo de regadio, em modo de produção integrada e com as variedades autóctones, Cobrança e Galega.
Estes 800 hectares de regadio encontram-se numa zona de minifúndio, abrangendo três freguesias do concelho de Castelo Branco, dotados de charcas e barragens, com cerca de três milhões de m³ de água, também muito importantes no combate direto aos incêndios, uma vez que estamos situados numa zona em que predomina a floresta.
Os olivais encontram-se revestidos com prados permanentes semeados de misturas de leguminosas na entrelinha, com vantagem para a fixação de azoto atmosférico.
Os olivais estão conduzidos de forma a facilitar a sua mecanização, tanto a nível do controlo do enrelvamento como dos métodos de colheita e recolha da azeitona.
A nossa empresa possui infraestruturas modernas e de elevada qualidade, equipada com a mais recente tecnologia de extração de azeite, indispensáveis às necessidades de produção, armazenamento, embalamento e calibração de azeitona de mesa. Atualmente tem capacidade para transformar diariamente 200 toneladas de azeitona, com sistema de triagem e classificação de azeitona de mesa, sendo a nossa meta atingir as 7.000 toneladas/ano (…).
→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo: edição de agosto/setembro 2024
Artigo relacionado:
Disponível gravação das Jornadas Técnicas “Do Olival ao Azeite: Caminhos para a Sustentabilidade”