“A comunicação no setor agroalimentar enfrenta hoje o grande afastamento da produção e a falta de evidência científica.
A produção e os produtos alimentares são muitas vezes “maltratados” na praça pública, cada vez mais através dos meios digitais, por quem – intencionalmente ou por pura ignorância – não fala a verdade, desconhece a forma como os alimentos são produzidos e não tem qualquer suporte científico para as mensagens que dissemina.
Há também, a nível global, uma ciência mercantilista que procura diabolizar o alimento e a sua produção.
Não querendo de forma alguma denegrir a seriedade, o valor e a enorme utilidade da ciência que é hoje produzida para o setor agroalimentar, nem dos seus profissionais, devemos reconhecer que também há, a nível global, uma ciência mercantilista que procura diabolizar o alimento e a sua produção, criando a necessidade de canalizar linhas de financiamento para áreas de investigação do seu interesse particular e alimentar algumas carreiras académicas”.
Intervenção do Diretor-Geral da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, Pedro Queiroz, no âmbito do Seminário Anual da APIC, realizado no passado dia 13 de setembro.