No Dia da Sustentabilidade, assinalado no passado dia 25 de setembro, o Clube de Produtores Continente promoveu um debate com 25 empresários do setor agrícola e agroalimentar, membros do Clube, no âmbito do combate ao desperdício alimentar, realizado na Casa Mendes & Gonçalves.
O evento teve como objetivo central potenciar um debate aprofundado sobre as causas e impactos do desperdício alimentar na produção, assim como atuais estrangulamentos legais que impeçam a implementação de soluções, por parte do setor.Foram identificadas várias soluções e práticas inovadoras para minimizar o problema bem como propostas do ponto de vista da legislação atual. A partir das conclusões, será elaborado um position paper a ser entregue aos Ministros da Agricultura e do Ambiente.
“O setor necessita de uma clarificação legal bem como apoio técnico capacitado para valorizar os subprodutos resultantes da atividade agrícola e agroalimentar. É através da promoção do diálogo acerca do combate ao desperdício alimentar que o Clube Produtores Continente reforça o seu compromisso com os produtores agrícolas ao tentar marcar uma nova era na agricultura nacional, rumo a uma produção e consumo mais sustentáveis”, refere Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente.
A missão do Clube de Produtores Continente é apoiar os produtores nacionais e trabalhar em benefício do setor agrícola, sendo esta uma plataforma de valorização da agricultura e de partilha de conhecimento, que potencia projetos inovadores e contribui para a fixação de população nas zonas rurais.
O Continente é a marca de retalho alimentar da MC. Com mais de 35 anos de existência, foi a primeira cadeia de hipermercados a instalar-se em Portugal e conta atualmente com mais de 350 lojas.
As linhas de ação da cadeia são a orientação para o consumidor, os preços baixos, uma forte dinâmica promocional, a qualidade e a variedade dos produtos e serviços.