Durante a AgroSemana, decorreram as olimpíadas agrícolas – Agrolympics Portugal, que promovem o convívio entre as escolas profissionais do setor agrícola. Esta iniciativa, coordenada pela Associação Profissional de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA), é constituída por uma série de provas de perícia ligadas à agricultura.
A Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento (EPACSB) – Santo Tirso, que nesta prova conquistou o terceiro lugar, é uma escola de referência na área agrícola, contando já com 111 anos de existência e mais de 30 anos de experiência no ensino profissional.
Segundo a diretora da Escola, Lígia Magalhães, ao participar no Agrolympics, anualmente, a EPACSB reforça a partilha de valores tais como a determinação, superação, trabalho de equipa, excelência e espírito competitivo dos seus alunos. Para a diretora, a participação no Agrolympics permite também dar a conhecer ao público da AgroSemana algumas das atividades práticas que os alunos desenvolvem nos seus cursos.
“É nossa prioridade participar em eventos que visem a melhoria do desempenho dos alunos, bem como a sua integração na comunidade. O contacto dos nossos alunos com alunos das outras escolas contribui para o desenvolvimento de competências sociais. Os jovens como seres sociais têm necessidade de interagir com outras pessoas para desenvolverem competências como a comunicação, a empatia, a solidariedade e o respeito pelo outro, fundamentais para viverem em sociedade”, avança, reforçando que para além de promover a EPACSB demonstram a importância do bem-estar físico, mental e social, da disciplina, do compromisso e da responsabilidade, inclusão e a diversidade.