A agricultura atual enfrenta grandes desafios, como o aumento da produtividade das culturas, a redução do impacto ambiental e o problema crescente da seca. O filme de cobertura vegetal ajuda a conservar a humidade, a regular a temperatura e a controlar as ervas daninhas, melhorando assim as condições de crescimento das plantas.

Mas a utilização de plásticos convencionais tem levado a um aumento da poluição ambiental. A solução está na utilização de filme de cobertura biodegradável no solo, que se apresenta como uma alternativa sustentável, com menor impacto ambiental e as mesmas vantagens.

Características do filme de cobertura vegetal biodegradável no solo

Estas coberturas são feitas de matérias-primas naturais e polímeros sintéticos que são decompostos pela ação de microrganismos, fungos e bactérias do solo. Este processo, a biodegradação, converte o material em água, dióxido de carbono, biomassa e outros subprodutos amigos do ambiente. Estes filmes devem ser certificados de acordo com as normas internacionais de biodegradabilidade. O Mater-Bi® fabricado pela Novamont foi o primeiro filme de cobertura vegetal a ser certificado “OK Biodegradable Soil” pela TÜV Austria. Desde que a norma europeia para a biodegradação no solo foi publicada em 2018, esta é a norma de referência para os agricultores: UNE-EN 17033.

Quais são as vantagens do filme de cobertura biodegradável no solo?

1. Melhoria da saúde do solo: Não é necessário remover o filme de cobertura biodegradável no solo no final do cultivo, pelo que não são removidos pedaços de solo ricos em matéria orgânica, favorecendo assim a sua estrutura e fertilidade, ajudando o crescimento das culturas e contribuindo para uma agricultura mais sustentável a longo prazo.

2. Menos resíduos: A difícil eliminação dos filmes de plástico convencionais resulta numa grande quantidade de resíduos de plástico, que quando misturados com os resíduos do solo, são impossíveis de reciclar. Além disso, os fragmentos de plástico acumulam-se e contaminam os solos e os ecossistemas. A cobertura vegetal biodegradável no solo, por outro lado, integra-se no solo sem deixar resíduos tóxicos.

3. Manter o mesmo rendimento: Com o filme de cobertura biodegradável no solo, obtém-se o mesmo rendimento em termos de quantidade e qualidade da cultura, podendo ser utilizada a mesma maquinaria que com o filme de plástico convencional.

4. Conservação da humidade e controlo das ervas daninhas: O filme de cobertura vegetal biodegradável no solo ajuda a manter a humidade do solo, reduzindo a necessidade de irrigação e, tal como o filme de plástico convencional, bloqueia a luz solar, o que impede o crescimento de ervas daninhas (…).

Para mais informações, visite a web: novamontiberia.es

→ Leia o artigo completo na Revista Voz do Campo edição de outubro 2024, disponível no formato digital e impresso.

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)