A Maschio Gaspardo Ibérica, S.L. marcou presença no Mondego Agrícola através do concessionário local Agro-Mecânica de Meãs, Lda.
A reportagem da Voz do Campo, conversou com Sérgio Raposo, Area Sales Manager da Maschio Gaspardo Ibérica, que destaca a importância de participar em feiras agrícolas e o compromisso da Maschio Gaspardo em manter uma proximidade com os concessionários e os clientes finais. “Nós tentamos estar sempre presentes nestes eventos agrícolas. Algumas vezes através de concessionários, como é o caso. A Agro-Mecânica de Meãs, trouxe quatro das nossas máquinas, cedidas por clientes finais (…) o que reflete a boa relação que mantemos tanto com os concessionários e clientes finais”, afirma.
Nos últimos anos, a Maschio Gaspardo tem registado um crescimento significativo nas vendas, principalmente devido à oferta de alfaias agrícolas maiores e com mais especificações.
Sérgio Raposo comenta que, embora seja difícil medir a penetração no mercado de alfaias agrícolas por falta de registos, a empresa tem uma forte presença na região do Mondego, em concreto, onde o foco está em alfaias de alta tecnologia para agricultores profissionais. “Temos uma gama muito ampla de alfaias, desde os mini-tratores até aos 500 a 600 cavalos. Em Portugal, encontramos mais dificuldades no segmento de tratores de baixa cavalagem, porque há agricultores de “hobby” que procuram opções mais económicas. No entanto, o nosso foco está no agricultor profissional, que valoriza a qualidade e as especificações avançadas das máquinas”, diz o responsável durante o Mondego Agrícola.
Para além disso, Sérgio Raposo destaca que apesar do preço ser sempre um fator relevante, o agricultor profissional prioriza a durabilidade e a eficiência da alfaia.
“Muitas vezes, esses clientes preferem investir um pouco mais e ter uma alfaia que satisfaça as necessidades e que dure anos”, argumenta, frisando ao mesmo tempo, “estamos sempre a evoluir com a tecnologia, introduzindo inovações que permitem ao agricultor poupar no longo prazo (…). Pois, isto não é apenas uma ferramenta de trabalho, é um investimento e com isso, traduzir numa redução de custos ao longo da vida útil da máquina”.
Outro ponto importante da Maschio Gaspardo é o compromisso com a formação e o suporte técnico
Sérgio Raposo, explica que os concessionários, que adquirem diretamente da fábrica, são responsáveis pela venda e pela assistência ao cliente final. Contudo, a empresa tem uma estrutura técnica própria na Península Ibérica com três técnicos disponíveis para apoiar os concessionários quando necessário. Mas, termina Sérgio Raposo: “Estamos a apostar fortemente na formação, uma área que precisa de mais atenção, especialmente porque as máquinas estão a evoluir rapidamente em termos tecnológicos. Vamos começar a implementar cursos técnicos e técnico-práticos para os concessionários, cobrindo tanto a parte elétrica como a mecânica”. O objetivo é capacitar os concessionários para oferecerem assistência de forma rápida e eficiente, especialmente em momentos críticos, quando as máquinas estão em pleno uso no campo.