A Yara, líder global em soluções de nutrição agrícola, tem o orgulho de anunciar a inauguração e apresentação do Centro de Conhecimento em Regeneração Yara. Este centro de conhecimento é um marco importante no compromisso da Yara com a Agricultura Regenerativa, uma visão que busca transformar a agricultura em práticas mais sustentáveis e positivas para a natureza e o clima.
No passado dia 24 de outubro, o Centro de Conhecimento Yara Regeneração (Yara Regeneration Knowledge Center) foi apresentado em Valladolid num evento que a Yara organizou na sede do seu colaborador neste projeto, o Instituto Tecnológico e Agrário de Castela e Leão (ITACyL).
A equipa da Yara reuniu os seus principais stakeholders como clientes, associações, investigadores e empresas interessadas na sustentabilidade do seu produto final para explicar-lhes do que se trata este projeto pioneiro.
Após uma introdução de Cristina León (Diretora Adjunta de Pesquisa e Tecnologia do ITACyL) e Bouchra Nakara (VP Iberia e Magreb da Yara), Juan José García, Agrónomo de Desenvolvimento de Mercado da Yara Iberian e responsável por este projeto, deram uma visão geral do projeto e os seus objetivos específicos para um espaço único na Europa em termos de agricultura regenerativa. Este projeto de longo prazo irá centrar-se em ensaios em diferentes culturas: Trigo, Cevada, Milho e Vinhas. Através destas demonstrações de campo, serão avaliados diferentes parâmetros produtivos, qualidade da cultura e características do solo para analisar o impacto de cada programa de nutrição vegetal nos diferentes pilares que definem a posição da Yara na Agricultura Regenerativa: Clima, Saúde do Solo, Uso de Recursos, Biodiversidade e Prosperidade para o agricultor.
Neste bloco também participou David Nafría (Chefe da Área de Desenvolvimento Tecnológico do ITACyL), que fez uma apresentação sobre a importância das ferramentas de agricultura de precisão para apoiar as práticas de agricultura regenerativa.
Posteriormente, as apresentações focaram-se nas soluções presentes e futuras da Yara, enfatizando alguns dos pilares da Agricultura Regenerativa para a Yara.
Jorge Martínez (Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Cadeia Alimentar da Yara Ibérica) destacou na sua apresentação a importância de mitigar as emissões e melhorar a resiliência das culturas ao clima.
Karem Canedo (Gerente de Produtos Biológicos e Fertirrigação, Yara South EU) e Maria Bordoni (Gerente de Especialistas em Biológicos, Yara South EU) ficaram encarregados de explicar aos participantes como alguns produtos da Yara, como os Bioestimulantes, são essenciais na agricultura regenerativa e ajudam a melhorar a utilização de recursos necessários ao crescimento das culturas. E por último, Mónica Sánchez (Gerente de Operações Agronómicas) defendeu a importância da saúde do solo e como pode contribuir com produtos orgânicos para melhorar a fertilidade, estrutura e biodiversidade do solo para evitar a sua degradação.
Para finalizar o evento, foi realizada uma visita a uma das parcelas experimentais do centro onde os convidados puderam observar em primeira mão a vinha experimental deste projeto.O compromisso da Yara com a transformação do sistema agroalimentar é firme, mas esta transformação deve ser realizada em conjunto com parceiros que partilham essa ambição e compromisso de liderar o caminho para uma agricultura mais sustentável e regenerativa. O lançamento do Centro de Conhecimento de Regeneração Yara é um passo significativo nessa direção.
Vídeo sobre Agricultura Regenerativa da Yara: