Começou uma nova campanha/ano agrícola e chegou o momento de informar sobre a batata semente STET HOLLAND, representada em Portugal pela INTER PORTUGAL BATATAS, LDA.
Conforme é habitual no início de cada campanha, a INTER PORTUGAL BATATAS comunica em primeira mão as condições comerciais e que à data atual, já informaram a sua rede de distribuidores a nível nacional, sobre a nova tabela de preços de batata semente da STET HOLLAND.
Verifica-se uma tendência de aumento do valor da batata semente, sobretudo por uma notória escassez na quantidade disponível face às encomendas previstas na atual campanha, dos vários países e mercados que a STET fornece.
No caso do mercado português, a empresa adianta que conta atualmente com várias dezenas de encomendas em que no caso de algumas variedades, apesar de ainda ser relativamente cedo para as entregas, já foi diagnosticada indisponibilidade – esperando que nas próximas semanas, a situação fique mais fácil, com a esperada conclusão das colheitas.
As primeiras entregas estão previstas para a segunda semana de novembro.
A justificação para os valores da batata semente na campanha 2024/25, segundo a STET tem a ver com:
• A influência negativa das condições climáticas durante a época de cultivo da multiplicação da batata, desde a plantação até à colheita em curso (ainda não concluída e com incertezas).
• A escassez de área disponível para multiplicar mais batata semente necessária para dar resposta aos clientes da STET, a que acresce o facto dos produtores que multiplicam a semente pretenderem uma melhor valorização da sua produção de semente face aos riscos (climáticos; rejeição na certificação da batata semente; etc.) e aos aumentos dos custos com a produção.
Atualização sobre a produção de Batata Semente:
É do conhecimento geral que a STET Holland detém, multiplica e comercializa, algumas das variedades mais precoces existentes atualmente (com ciclo cultural mais curto). Segundo os dados dos últimos dias, mais de 60% da área de multiplicação da batata semente da STET (diferentes variedades) está colhida e certificada. Inclusivamente, desde o início de outubro que a STET está a expedir semente para os países com plantação mais precoce.
Contudo, na campanha atual, a colheita apresenta algum atraso em relação ao que era “normal” há 3 ou 4 anos atrás. Este atraso na colheita, deve-se ao atraso com que se realizou a plantação na Primavera devido às chuvas que se registaram em março e abril. Atraso na plantação, implica agora atraso na conclusão da colheita, a qual também está com intermitência devido, às chuvas de Outono…
Relativamente aos calibres que irão estar disponíveis da batata semente, em geral, haverá uma distribuição “natural” desde 28 mm até ao 55 mm e em alguns casos, até ao 65 mm. Espera-se uma campanha mais fácil em termos de calibres disponíveis da batata semente.
No que toda à disponibilidade total de batata semente da STET, até à conclusão da colheita (e certificação), resta a dúvida de quais as disponibilidades reais. E tem-se a experiência da campanha anterior de que as estimativas das disponibilidades teóricas (por amostragens) ficaram distantes (desvios de 30 a 40%) das disponibilidades reais.
Em relação aos principais países multiplicadores de batata semente, observa-se o seguinte (dados do início de julho 2024, do NAK/Países Baixos e da FN3PT/França, sobre as áreas inscritas para controlo e certificação da batata semente em multiplicação):
• Países Baixos: redução de 0,7% da área actual (38.503 ha) em relação a 2023/24 (38.735 ha). E continua com menos 10% da área em relação à média dos últimos anos antes da crise provocada pela guerra, em que se registaram os aumentos dos custos dos factores de produção (fertilizantes, energia, mecanização, produtos proteção das plantas, etc.).
• França: ligeiro aumento de pouco mais de 1.000 ha, face à campanha passada, mas ainda abaixo de 2020/21 em que multiplicou em cerca de 24.000 ha.
• Mesmo considerando as outras origens: Dinamarca, Bélgica, etc., nesta campanha a área de multiplicação de 97.723 ha, significa um aumento de cerca de 4% em relação à campanha anterior mas situa-se abaixo dos mais de 100.000 ha dos anos anteriores ao início da guerra.
VARIEDADES STET PARA 2024/25
Para a campanha 2024/25, a STET e a INTER PORTUGAL, seguem a introdução comercial de duas variedades novas – AISHA e BRIANNA, consideradas como mais sustentáveis do que a maioria das variedades, porque necessitam de menores quantidades de fertilizantes e produtos de proteção durante o cultivo, porque são mais eficientes e mais resistentes à maioria das doenças e mais tolerantes às condições climáticas mais adversas.
Além das novidades, recordamos as principais variedades que a STET/Inter Portugal comercializa em Portugal:
→ Para fritura em palitos (polpa amarela): AGRIA e BRICATA;
Para fritura em rodelas (indústria): HERMES, LEVINATA, SHC 909 e VR 808 (exclusivo PepsiCo);
Pele vermelha e polpa amarela: CAMEL (precoce, dormência longa e resistências a Globodera rostochiensis e Globodera pallida – está na lista de variedades autorizadas da DGAV), ROYATA, DESIREE e ZINA RED (muito precoce para colher em “verde”);
Pele vermelha e polpa branca: CERATA (produtiva, excelente para armazenar);
Pele branca ou amarela: AVANTI (muito precoce, tipo A, para lavar com resistências às sarnas), BELLINI, EL MUNDO (polpa amarela, calibre grado, muito produtiva e tolerante à seca), GAUDI, SAFARI, SPUNTA, TRIPLO, TYSON, VITALIA, etc.
Na presente campanha, a INTER PORTUGAL e a STET darão continuidade à realização de ensaios de campo, em diferentes regiões para a experimentação de novas variedades que se encontram em fase pré comercial, com destaque para variedades com qualidade de fritura em palitos e para indústria – variedades sustentáveis, mais resistentes às doenças e vírus, mais eficientes em termos de uso dos nutrientes e com menores necessidades de água para produzirem.
INTER PORTUGAL
Empresa sediada em Portugal, constituída em 2022, integrada no Grupo Intersur. Inter Portugal tem o objetivo estratégico de representar mais uma origem de produção para complementar Espanha e França, no fornecimento contínuo 12/12 meses de batata nova de alta qualidade e de outros produtos hortícolas aos principais clientes do Grupo Intersur, nomeadamente, centrais embaladoras e fábricas, na Europa e no Médio Oriente.
As principais actividades da Inter Portugal são:
→ Importação e representação exclusiva em Portugal e em Cabo Verde, de variedades de batata semente da STET Holland BV;
→ Produção própria e contratada de batata nova e de produtos hortícolas para fornecimento direto para centrais normalizadoras/embaladoras e para fábricas.
- Para mais informações: https://grupointersur.es/inter-portugal
Votos de uma Excelente Campanha! 🥔 🍟
Aproveitamos para informar que a STET vai organizar o OPEN DAYS (Dias Abertos) dias 6, 7 e 8 de novembro, nos Países Baixos, para a habitual mostra de variedades.