O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME), em colaboração com a CONSULAI, tem o prazer de anunciar a abertura de candidaturas para a 3ª Edição do Prémio Inovar na Pecuária Extensiva.

Este prémio, alinhado com as prioridades nacionais e europeias de incentivo à inovação no setor agropecuário, visa premiar explorações que implementam práticas inovadoras e sustentáveis, promovendo um modelo de pecuária extensiva eficiente e adaptado aos desafios atuais.

O Prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2025 destina-se a todas as explorações pecuárias legalmente constituídas e em operação desde, pelo menos, 2024, sendo uma oportunidade para reconhecer e dar visibilidade a práticas de excelência em quatro áreas prioritárias:

Sustentabilidade Ambiental – Valorizam-se soluções que implementem princípios de carbono zero, economia circular e aproveitamento de subprodutos da exploração, criando valor a partir de recursos renováveis e endógenos.

Inovação Tecnológica – Procuram-se explorações que incorporem tecnologias inovadoras que otimizem os processos da atividade, promovendo maior rentabilidade e gestão eficiente de recursos.

Rentabilidade – As explorações mais rentáveis serão pontuadas, desde que cumpram com os princípios de sustentabilidade ambiental, económica e social da cadeia de valor.

Bem-Estar Animal – Pretende-se destacar explorações que adotem práticas ativas e infraestruturas adaptadas para o bem-estar animal.

A candidatura vencedora será contemplada com um prémio monetário de 1.000 euros e a oportunidade de publicar um artigo sobre a sua exploração na próxima edição da revista do evento. Este prémio será entregue no dia 14 de março de 2025, durante a cerimónia de encerramento das 16ªs Jornadas Internacionais do Hospital Veterinário Muralha de Évora, evento de referência no setor agropecuário e que decorrerá no Hotel Vila Galé Évora.

Candidaturas abertas até 17 de fevereiro de 2025

As candidaturas são realizadas exclusivamente através do formulário online disponível em jornadas.hvetmuralha.pt/premio-inovar-2025. São elegíveis empresários em nome individual e sociedades comerciais que exerçam atividade pecuária em Portugal e que ainda não tenham vencido edições anteriores do prémio.