O Laboratório de Análise de Terras é uma infraestrutura que se encontra associada ao departamento de Biociências da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).
Foi criado em 1988/1989, com a designação inicial de Laboratório de Nutrição Vegetal e Fertilidade dos Solos. Atualmente, tem a designação de Laboratório de Análise de Terras, designação esta que consta na lista oficial de laboratórios de análise de plantas e terras, emitida em 2005 pelo Laboratório Químico Agrícola Rebelo da Silva (LQARS).
Encontra-se localizado no laboratório 5 do edifício da Escola Superior Agrária do IPBeja, sendo coordenado pela Engenheira Isabel Maria de Brito Raposo Guerreiro, da equipa de trabalho fazem parte a Engenheira Elizabete Rosa como responsável técnica e Engenheira Sofia Ramôa.
A área estratégica da sua intervenção é no domínio da atividade agrícola, moderna, tecnológica e inovadora, onde a implementação de técnicas de gestão do solo adequadas são importantes como boas práticas agrícolas, sustentáveis e compatíveis com a preservação do ambiente. Neste sentido, é indispensável dispor de informações físicas e químicas obtidas através da quantificação de parâmetros no solo e nas plantas.
O laboratório tem como tipologia de atuação as atividades de experimentação, investigação e demonstração, ensino e prestação de serviços: Atividades de ensino, apoio a trabalhos curriculares de alunos de diferentes graus académicos nos domínios dos solos, nutrição das plantas e fertilização.
Prestação de Serviços:
Avaliação de Fertilidade do solo: fornecimento de resultados e respetiva classificação relativamente aos parâmetros solicitados.
Aconselhamento de fertilização e correção para várias culturas, com base nos resultados analíticos, quando solicitado.
Consultoria: apoio aos utentes.
Dispõe dos meios e equipamentos suficientes para realizar, de acordo com os métodos estabelecidos, as seguintes análises laboratoriais:
Física dos solos: determinação da textura (manual, análise granulométrica e classe textural), massa volúmica aparente, estabilidade dos agregados, teor gravimétrico de água no solo, curvas características da água do solo).
Química dos solos: teor de fósforo extraível, teor de potássio extraível, teor de calcário ativo, carbono orgânico total, teor de matéria orgânica total, reação do solo – pH(H2O) e pH(KCl), condutividade elétrica.
→ Leia este e outros artigos na Revista Voz do Campo – edição de outubro 2024, disponível no formato digital e impresso.
Autoria: Elizabete Rosa, Sofia Ramôa e Isabel Guerreiro
Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Beja, Campus do IPBeja, Ap. 6155,7800-295 Beja