Na edição da Fruit Attraction 2024, a Alltech Crop Science e a IDEAGRO marcaram presença conjunta num stand, atraindo um grande número de visitantes nacionais e internacionais.

Sob o lema “O Poder da Biotecnologia”, a Alltech Crop Science demonstrou na Feira o seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento de soluções que oferecem maior qualidade e produtividade, contribuindo para a rentabilidade e a sustentabilidade dos seus clientes.

Augustin Murillo, diretor comercial Ibérico da Alltech Crop Science, diz que “o foco da empresa está em desenvolver soluções que permitam alcançar essa sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente, mas com a biotecnologia sendo aplicada com conhecimento”. A Alltech Crop Science, com mais de 40 anos de experiência em fermentação microbiana, continua a inovar com uma ampla gama de produtos biotecnológicos, focado não apenas em lançamentos, mas também na transferência de tecnologia para garantir o uso eficiente dessas inovações pelos agricultores.

Pedro Palazón, CEO da IDEAGRO, expressou-nos a sua satisfação em colaborar com a Alltech durante a Fruit Attraction, apresentando novas linhas de pesquisa centradas na saúde do solo e bioestimulação. O CEO destaca o desenvolvimento de uma ferramenta inovadora para monitorar a saúde biológica do solo com base em enzimas, permitindo uma gestão mais eficiente e precisa da fertilidade do solo.

Além disso, Pedro Palazón refere também uma nova tecnologia baseada em nutrigenómica, que permite avaliar o impacto de bioestimulantes nas plantas a nível molecular. “Com essa ferramenta, podemos determinar objetivamente como as plantas respondem aos bioestimulantes, ativando vias de defesa, resistindo ao stress e maximizando o efeito da bioestimulação”, explica Pedro Palazón.

Expansão e inovação em Portugal

Rui Amante, coordenador técnico da Alltech Crop Science em Portugal, sublinha o crescimento da empresa em Portugal, destacando a sua atuação em culturas como o amendoal, tomate de indústria, olival e hortícolas. O coordenador técnico partilha que a Alltech tem se focado em trazer novas tecnologias e ferramentas de produção que promovam a sustentabilidade económica e ambiental. “A produção intensiva pode e deve ser sustentável, tanto no aspeto económico como ambiental, e é algo que tanto os produtores como os consumidores estão a exigir cada vez mais”, afirma Rui Amante.

A Alltech tem investido em pesquisa e desenvolvimento para fornecer produtos inovadores, baseados em biotecnologia, que apoiem os agricultores portugueses na adaptação às novas exigências do mercado.

→ Leia este e outros artigos completos na Reportagem Especial da Fruit Attraction na Revista Voz do Campo edição de novembro 2024, disponível no formato digital e impresso.