Na edição deste ano da Fruit Attraction, Joaquim Sousa Machado, Project Manager Developer da Asfertglobal, destacou a participação da empresa como uma oportunidade estratégica para apresentar aos seus clientes o conceito inovador de “Biologicals 3.0”.
Segundo o próprio, este conceito representa a evolução dos bioestimulantes desenvolvidos pela Asfertglobal em três fases distintas, que culminam na utilização de biotecnologia de vanguarda ao serviço da agricultura. A primeira fase de desenvolvimento de bioestimulantes, explica Joaquim Sousa Machado, envolveu o uso de substâncias conhecidas pelos seus efeitos benéficos na agricultura, como o Ascophyllum (uma alga com propriedades bioestimulantes) ou outras substâncias como aminoácidos, ácidos fúlvicos e húmicos.
Na segunda fase, a empresa incorporou tecnologias avançadas nas formulações, incluindo a complexação de substâncias em ácidos orgânicos, a microencapsulação e a microemulsão de extratos botânicos.
A terceira fase, denominada “Biologicals 3.0”, foca-se no desenvolvimento de produtos biotecnológicos baseados numa trilogia composta por pré-bióticos, probióticos e pós-bióticos. Segundo Joaquim Sousa Machado, “os pós-bióticos são o ponto culminante desta trilogia, pois representam o auge na produção e utilização de microrganismos na agricultura, juntamente com os seus metabolitos e moléculas bioativas. Estes componentes têm a capacidade de influenciar positivamente a saúde das plantas e do solo, aumentando a sua resistência a stresses bióticos e abióticos”.
Este conceito inovador reflete o compromisso da Asfertglobal em liderar o futuro da biotecnologia aplicada à agricultura sustentável.
Fernando López de Arce, Country Manager Asfertglobal para o mercado espanhol, também partilha que a Fruit Attraction é uma das feiras mais relevantes do setor hortofrutícola, não só em Espanha, mas também ao nível europeu e mundial. Fernando López de Arce afirma que a presença anual da Asfertglobal na Feira é fundamental para fortalecer o relacionamento com seus clientes, tanto produtores como de toda a cadeia de distribuição, além de ser uma oportunidade para a empresa se expandir em novos mercados.
No território espanhol, diz o responsável, que a Asfertglobal tem registado um crescimento significativo, “com um aumento de mais de 35% nas vendas no último ano”. “Este sucesso, é resultado de investimentos em infraestruturas, além de uma estratégia na equipa de vendas (…). A nossa equipa é composta por engenheiros técnicos e agrónomos, que estão no campo para oferecer demonstrações e ensaios, mostrando a eficácia dos nossos produtos. Esse trabalho de proximidade com os clientes tem sido essencial para o nosso crescimento”, defende.
A Asfertglobal apresentou uma iniciativa inovadora para reforçar o compromisso da empresa com a saúde do solo e o crescimento sustentável das culturas.
Através de uma instalação interativa descrita como um “túnel imersivo”, a Asfertglobal convidou os visitantes a mergulharem no mundo subterrâneo” Web of Life” proporcionando uma visão detalhada do crescimento das raízes e das interações com bactérias, micorrizas e fungos presentes no solo. “Nesta experiência imersiva, os visitantes puderam ver de perto como os microrganismos atuam em harmonia para melhorar a saúde do solo, o que resulta em plantas mais resistentes e produtivas”, explica Joana Lisboa, Marketing Manager da Asfertglobal. Destaca ainda que a experiência incluiu estímulos sensoriais, como o aroma a terra molhada, característico da presença da bactéria Streptomyces. Além disso, a instalação demonstrou como os microrganismos benéficos e os seus metabolitos podem mitigar o impacto dos agentes patogénicos nas plantas. Joana Lisboa sublinha que a estrutura e vitalidade do solo influenciam diretamente a produtividade das culturas: “Um solo saudável, é um solo com muito mais vida microbiana, que apresenta um equilíbrio otimizado entre microrganismos benéficos e patogénicos. Esta melhoria do solo e do seu microbioma tem um impacto muito positivo na produtividade e na sanidade das culturas”.
→ Leia este e outros artigos completos na Reportagem Especial da Fruit Attraction na Revista Voz do Campo – edição de novembro 2024, disponível no formato digital e impresso