A AgroSemana surgiu em 2013 como um evento técnico-profissional, dirigido exclusivamente às cooperativas associadas e aos produtores de leite AGROS. Em 2014, abriu pela primeira vez as portas do Espaço AGROS ao público geral, com o objetivo de impulsionar, afirmar e valorizar o setor agropecuário. Desde então, a Feira cresceu exponencialmente, recebendo na última edição 85.000 visitantes, que segundo a organização é atualmente uma referência nos eventos do setor agrícola nacional.
A 10ª edição da AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, que decorreu entre o dia 29 de agosto e 1 de setembro no Espaço AGROS, na Póvoa de Varzim, consolidou-se como um evento de relevância no panorama agrícola nacional. Em entrevista à nossa reportagem o presidente da AGROS, Idalino Leão, destaca os principais momentos e objetivos desta edição, reforçando a importância da Feira para o setor agrícola, em particular para a produção de leite. “Esta edição marcou definitivamente a sua posição entre os grandes eventos do setor agrícola em Portugal. É uma Feira com mais expositores e com mais visitantes. Dividimos o evento em dois blocos: um mais técnico e outro mais lúdico”, descreve o presidente. O bloco técnico, que teve lugar durante os dois primeiros dias do evento, focou-se em apresentar inovações e tecnologias aos agricultores e produtores de leite. “Organizámos diversos workshops em simultâneo, onde o mote principal deste ano foi a sustentabilidade e a fixação de carbono”, conta Idalino Leão.
No segundo bloco, mais voltado para o público em geral, a organização procurou aproximar as famílias da realidade agrícola, da ruralidade. “Queremos que as famílias conheçam o que somos. E dizer que ruralidade rima com modernidade”, afirma.
A quinta pedagógica, as Agrovisitas às explorações dos produtores de leite, e as provas equestres foram algumas das atividades que visaram mostrar o equilíbrio entre tradição e inovação no setor.
As Agrovisitas, em particular, revelaram-se um ponto alto do evento, permitindo que os visitantes conhecessem de perto como os produtores de leite tratam os seus animais e o processo de produção do leite, desde a ordenha até à sua chegada ao consumidor.
Para Idalino Leão, a presença de várias figuras políticas, incluindo Ministros e representantes de diferentes partidos, evidenciou o peso da AgroSemana. “É prova de que esta Feira, este setor, esta região, conta, e tem peso na decisão do panorama agro a nível nacional. Para nós, é importante na medida em que é um momento em que partilhamos as nossas reflexões, as nossas ambições e desafios”.
Entre os principais desafios que o setor enfrenta, Idalino Leão aponta os elevados custos fixos relacionados com a energia, pedindo uma maior igualdade em contexto ibérico. “Queremos ver estes desafios vertidos já no próximo Orçamento de Estado”, apela.
AGROSEMANA 2024:
85 MIL VISITANTES + EXPOSITORES de várias zonas do país que reforçaram a importância do setor na dinamização económica do território e na sua coesão.
AGROS: 75 ANOS DE HISTÓRIA
No ano em que a AGROS comemora o seu 75.º aniversário, bodas de diamante, Idalino Leão realça a importância deste marco, fazendo uma analogia entre a AGROS ao diamante, “uma pedra dura, que não parte”. Idalino Leão, reforça a resiliência da AGROS que é composta por 44 cooperativas nos cinco distritos do Norte do país. “Com um volume de negócios superior a 800 milhões de euros anuais, a AGROS fixa pessoas ao território e estamos em muitos concelhos onde o Estado Central já não está nas suas múltiplas valências”, ressalta o presidente, reconhecendo a necessidade de inovar e de comunicar melhor o trabalho do setor agrícola e de atrair mais talento. “O setor agrícola, de uma forma geral, comunica mal, e esta AgroSemana foi uma forma de reconhecer que precisamos ainda de fazer mais”.
Refira-se, que a AGROS também faz parte do universo Lactogal, empresa ibérica líder na produção de leite e laticínios, “que alavanca e estrutura todo este setor e que tem a seu cargo e responsabilidade a componente de inovação, investigação e desenvolvimento do produto indo de encontro às necessidades e desejos dos consumidores”. Ao terminar, o presidente da AGROS sublinhou que a questão geracional é o maior desafio do setor agrícola e do setor do leite em Portugal. “Precisamos de maiores estímulos e de fixar talento nestes territórios”, termina o dirigente, reforçando ainda a necessidade de maior apoio governamental e medidas eficazes para atrair jovens para a agricultura.
Reveja em vídeo alguns momentos:
Resumo AgroSemana
Agrolympics