A Aquagri esteve representada na Fruit Attraction, onde tivemos a oportunidade de conversar com Francisco Castelo Branco e Francisco Mira, em representação da empresa. Os dois especialistas começam por destacar a relevância da Feira como um espaço ideal para fazer o balanço da campanha agrícola e preparar a seguinte.
“Aqui ocorre muito essa fase final de campanha, perceber como é que tudo correu, como é que vamos abordar a campanha seguinte e aí conseguimos definir as estratégias que vamos fazer no ano a seguir. Além disso, clientes que procuram outras soluções conseguem falar connosco, e nós ajudamos nessas questões”, contam.
Este evento internacional também oferece uma oportunidade para observar as tendências e explorar novos mercados, o que é particularmente importante para a expansão das atividades da Aquagri fora de Portugal. “Aproveitamos a Feira para perceber os outros mercados internacionais aqui reunidos (…) especialmente Marrocos, onde temos uma empresa, para expandirmos esse mercado que está a crescer bastante”, acrescenta Francisco Mira.
Além disso, a Fruit Attraction também oferece à Aquagri a oportunidade de interagir diretamente com os seus fornecedores. “Representamos marcas de equipamentos australianas e austríacas, e este é um bom local para falar diretamente com eles, expor problemas, sugerir melhorias de produtos e discutir futuros desenvolvimentos”, afirma ainda Francisco Mira, considerando que este tipo de feedback, é essencial para o contínuo aperfeiçoamento das ferramentas que a empresa utiliza para prestar um serviço de excelência.
Marrocos tem sido um dos mercados em que a Aquagri tem dedicado especial atenção, principalmente em culturas como os pequenos frutos, citrinos, olival e tâmaras.
A escassez de água no país é um grande desafio, mas também uma oportunidade para a empresa na gestão de recursos hídricos. “Em Marrocos, há imensa falta de água, e nós entramos nesta parte da gestão de água que é extremamente importante. Temos trabalhado em projetos europeus no país, incluindo o desenvolvimento de dessalinizadoras”, sustenta. Já em Portugal, a Aquagri divide o seu foco em duas regiões principais: o Norte e o Alentejo. “No Norte, temos muitas vinhas e, mais recentemente, culturas como amêndoas e maçãs estão a crescer, especialmente na Cova da Beira. Já no Alentejo, o leque de culturas é maior, com destaque para o olival, amêndoas, vinha, milho, além de pequenos frutos e hortícolas”, descreve o engenheiro agrónomo.
A empresa também estende a sua atuação para outros países, prestando consultoria agrícola em países como França, Ucrânia e até no Peru.
Um dos fatores que diferencia a Aquagri de outras empresas do setor é a sua abordagem focada na consultoria agrícola, e não apenas na venda de equipamentos.
“O nosso objetivo não é vender equipamentos, mas sim prestar consultoria agrícola. Os equipamentos ajudam-nos a fazer uma boa gestão de rega e a prestar um serviço de qualidade, mas o foco é a consultoria”, remata Francisco Mira.
Sobre a Aquagri: Desde 1998 a acrescentar valor a cada gota, a Aquagri tem como missão ajudar os agricultores a serem mais eficientes na utilização da água de rega, dotando-os de ferramentas e informação que os apoiam na otimização da gestão da rega.
→ Leia este e outros artigos completos na Reportagem Especial da Fruit Attraction na Revista Voz do Campo – edição de novembro 2024, disponível no formato digital e impresso.