Politécnico de Coimbra coorganiza iniciativa no âmbito da aliança europeia UNIgreen.
Já estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional de Inovação, Agricultura e Sustentabilidade do Amazonas que vai realizar-se nos dias 10 e 11 de abril de 2025, entre as 08h00 e as 18h00 (horário de Manaus-AM), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. Os interessados devem aceder ao link de inscrição em: https://www.even3.com.br/ciaisam
O evento é uma coorganização entre o Politécnico de Coimbra, enquanto parceiro da aliança europeia UNIgreen e o Governo do Estado do Amazonas, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e o Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (NURIAM). A Aliança UNIgreen é a primeira Universidade Europeia no campo da Agricultura Sustentável, Biotecnologia e Ciências do Ambiente e da Vida, que envolve sete instituições de ensino superior europeias para além do Politécnico de Coimbra: a Universidade de Almería (Espanha) – coordenador da rede, a Universidade de Modena e Reggio Emilia (Itália), a Haute Ecole de la Province de Liège (Bélgica), a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (Polónia), a Universidade de Plovdiv (Bulgária), a Universidade Agrícola da Islândia (Islândia) e a Escola de Engenharia de Biotecnologia Sup’Bioptech (França).
A realização deste congresso surge no contexto dos esforços globais para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e promover soluções sustentáveis para a produção agrícola. De acordo com a organização, num momento crítico em que os problemas ambientais impactam diretamente a produção, é essencial adotar novas tecnologias e práticas inovadoras que garantam a sustentabilidade e a eficiência do setor agrícola.
Este congresso visa, assim, ser um ponto de encontro para investigadores, profissionais, académicos e especialistas partilharem conhecimentos, discutirem novas abordagens e apresentarem soluções tecnológicas e inovadoras para os desafios enfrentados pela agricultura. O evento propõe uma reflexão profunda sobre como as práticas agrícolas podem ser transformadas para preservar o meio ambiente, otimizar recursos naturais e, ao mesmo tempo, garantir o aumento da produtividade.
A estrutura do congresso está organizada em diversas atividades e espaços dinâmicos, incluindo palestras, painéis de discussão, workshops e sessões de apresentação de trabalhos de investigação. Cada uma dessas atividades será vocacionada para discutir temas como a sustentabilidade na agricultura, o uso de tecnologias emergentes, as políticas públicas de incentivo à inovação, e as estratégias de adaptação às mudanças climáticas, oferecendo um ambiente interativo para a troca de experiências e ideias.
Além disso, o congresso procurará fomentar parcerias entre o setor público, privado e académico, a fim de impulsionar a implementação de soluções viáveis e transformadoras no setor. Pretende-se que o I Congresso Internacional de Inovação, Agricultura e Sustentabilidade do Amazonas se assuma como um evento essencial para promover a inovação, o desenvolvimento e a sustentabilidade ao nível local e global.
→ Inscrições e mais informação