“Condução e operação de tratores em segurança” e “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos” contaram com mais de 30 participantes cada.
A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur promoveu, em parceria com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, duas formações durante o mês de novembro – “Condução e operação de tratores em segurança” e “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos”. Através deste tipo de iniciativas, a AHSA e o IEFP têm como objetivo responder às necessidades de formação das empresas do setor agrícola do sudoeste alentejano.As ações, que contaram com mais de 30 participantes de várias nacionalidades cada, tiveram o apoio de duas empresas associadas da AHSA – a Maravilha Farms e a Hortipor –, que cederam o seu espaço e equipamentos para as componentes teóricas e práticas. Neste ponto, refira-se que durante a formação de “Condução e operação de tratores em segurança”, os participantes tiveram a oportunidade de operar diretamente com as máquinas no terreno, adquirindo competências práticas e normas e ferramentas de segurança.
Já a sessão de “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos” visou capacitar os formandos para a manipulação e aplicação segura destes produtos fitofarmacêuticos, abordando princípios gerais de proteção, sistemas regulamentares para redução do risco, máquinas e técnicas de aplicação e armazenamento e transporte dos mesmos. O objetivo passa por minimizar os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com os princípios da proteção integrada.
Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA, considera que “além de essenciais para a elevar a qualidade da atividade agrícola, este tipo de formações oferece aos colaboradores das empresas agrícolas do sudoeste alentejano a oportunidade de enriquecer e atualizar os seus conhecimentos, adquirindo competências práticas que podem aplicar imediatamente no seu dia a dia”. E continua: “Graças a esta parceria com o IEFP, cuja experiência tem provado ser extremamente valiosa nestas iniciativas, conseguimos continuar aquela que é uma das nossas grandes missões: aumentar o know-how, da produtividade e da segurança dos produtores locais”.
O curso de “Condução e operação de tratores em segurança” terá uma segunda edição, com início a 10 de dezembro.