Foi publicado o “Manual de Colheita de Amostras e de Dados no Campo do Sistema de Monitorização Nacional do Solo”.
O manual descreve os procedimentos de amostragem do solo para análise das suas principais propriedades físicas e químicas e para a determinação da densidade aparente, bem como de recolha de dados no campo. Estes procedimentos foram adotados na campanha piloto de arranque do sistema nacional de monitorização da saúde do solo e melhorados com a experiência adquirida no campo. A campanha decorreu de outubro a novembro de 2023 e de fevereiro a abril de 2024, ao abrigo do projeto de estabelecimento do Observatório Nacional do Solo, que deverá constituir-se o principal provedor, a nível nacional, de dados de referência e conhecimento sobre a saúde do solo.
Tendo em conta que a iniciativa da Comissão Europeia Land Use/Cover Area Frame Survey (LUCAS) tem sido o único sistema de monitorização da saúde do solo que fornece medições harmonizadas e sistemáticas no território continental português, embora com baixa representação estatística à escala nacional, os procedimentos adotados na campanha piloto foram alinhados com este sistema. Desta forma garante-se um sistema integrado e comparável usando indicadores, parâmetros e metodologias homogéneas de avaliação e monitorização do estado do solo, da sua evolução e tendências.
Prevê-se que este manual venha a ser sujeito a alterações, em conformidade com os requisitos que venham a ser estabelecidos com a expectável publicação da Diretiva de Monitorização e Resiliência do Solo da União Europeia em 2025, que implicará a adoção de sistemas de monitorização estatisticamente representativos à escala de cada país, consistentes e comparáveis no tempo e no espaço do território europeu.
→ Pode consultar aqui o manual