A Lusosem reuniu com a Equipa da ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense, no mês de novembro, para uma avaliação técnica da campanha e planeamento da seguinte.
Segundo a Lusosem, foi uma excelente oportunidade de partilha dos maiores desafios encontrados, mas também dos resultados obtidos em campo com diferentes soluções, tanto convencionais como de biocontrolo. Atendendo à nova gama de Soluções para a Vinha, e alinhados com conceitos de Sustentabilidade e Bem-Estar Vegetal, as duas equipas debateram estratégias implementadas nas vinhas das diferentes regiões nacionais, de forma a integrar novas soluções no esquema de tratamentos habitual, visando reduzir o risco de resistências e potenciar a eficácia dos diferentes tratamentos.
A Lusosem, tem vindo a dinamizar o reforço ativo de novas soluções em catálogo, bem como um maior nível de conhecimento das doenças, do modo de ação das soluções e dos momentos ótimos de aplicação. Na Reunião foram abordadas soluções estratégicas para o controlo de doenças que afetam com relevância a vinha:
BLINDAR fungicida para o controlo da esca e doenças do lenho, ZORVEC Vinabria, o novo fungicida sistémico que protege folhas, rebentos e cachos do míldio com elevada eficácia. GATTEN, o novíssimo anti-oídio com atividade preventiva, curativa e translaminar com modo de ação diferente excelente para uma melhor estratégia de gestão de resistências. PROBLAD, novo biofungicida, 100% português, para controlo de podridão cinzenta e oídio, com efeito, preventivo e curativo com inovador modo de ação multi-sítio.
A equipa da Lusosem apresentou ainda o EPLUS, bioestimulante que pode ser aplicado nas diferentes fases do ciclo, excelente para potenciar o efeito dos tratamentos (convencionais ou biocontrolo). Por fim, a Lusosem apresentou, para o controlo de doenças da vinha em estratégia integrada, duas biosoluções, o SALIX e o LECTUM para o controlo do míldio e oídio, ambos contendo na sua composição uma percentagem da inovadora tecnologia do EPLUS.
Créditos fotográficos: Rui Guedes, Maria Dias, e Luis Marcos
Conteúdo relacionado: