O Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou um pacote de financiamento de €3 mil milhões para a agricultura, silvicultura e pescas em toda a Europa. Este financiamento será complementado por outras instituições financeiras, desbloqueando cerca de €8,4 mil milhões em investimentos a longo prazo para o setor da bioeconomia.

à esquerda: Nadia Calviño, Presidente do Grupo BEI, à direita: Christophe Hansen, Comissário europeu responsável pela Agricultura e Alimentação

O apoio, o maior já financiado pelo BEI para a agricultura europeia, será direcionado para pequenas e médias empresas (PMEs) e empresas de média capitalização. Uma parte dos empréstimos será destinada a jovens agricultores e mulheres agricultoras, promovendo a igualdade de género e investimentos verdes para apoiar os objetivos de sustentabilidade da União Europeia.

O financiamento visa impulsionar investimentos em diversas áreas, incluindo saúde do solo, ferramentas digitais, gestão da água e resiliência climática. Além disso, o BEI está a trabalhar com a Comissão Europeia para desenvolver novos seguros agrícolas e esquemas de mitigação de riscos contra eventos climáticos extremos.

Nadia Calviño, Presidente do Grupo BEI, destacou a importância deste financiamento para garantir um futuro para uma nova geração de agricultores e empresas ativas na cadeia de valor da bioeconomia.

Uma parte dos empréstimos irá para jovens ou novos agricultores, uma vez que são eles que normalmente enfrentam mais dificuldades na obtenção de financiamento bancário tradicional. Será também atribuída ajuda às mulheres agricultoras, para superar a disparidade de género na agricultura, bem como aos investimentos verdes, para contribuir para o cumprimento dos objetivos de sustentabilidade da União Europeia.

“A agricultura é uma parte fundamental da vida europeia, da nossa economia e da nossa segurança. O financiamento do Grupo BEI hoje anunciado contribuirá para o futuro da nova geração de agricultores e empresas ativas na indústria agroalimentar e na cadeia de valor da bioeconomia», afirmou hoje a Presidente do Grupo BEI, Nadia Calviño, na conferência da UE – Jornadas Agroalimentares, em Bruxelas.

Christophe Hansen, Comissário responsável pela Agricultura e Alimentação, afirmou: «Temos o prazer de saudar o forte compromisso do BEI para com a comunidade agrícola, especialmente os jovens agricultores. É essencial colmatar o défice de financiamento neste setor e, com o apoio do Grupo BEI, dotaremos a agricultura dos instrumentos necessários para avançar e prosperar. Trabalharemos em estreita colaboração com o BEI para garantir que esta oportunidade de financiamento se traduza em resultados concretos. Juntos garantiremos um futuro sustentável para o setor.”

O novo financiamento visa estimular investimentos numa vasta gama de atividades, como a saúde do solo, as ferramentas digitais, a gestão da água e a resiliência às alterações climáticas. Também incentivará a formação em práticas agrícolas sustentáveis ​​e a aquisição de terras por jovens ou novos agricultores, o que ajudará a aumentar a proporção atual de agricultores europeus com menos de 40 anos de idade (12%) e de mulheres agricultoras (31,6%).

«Estamos a intensificar o nosso apoio à agricultura e à bioeconomia através de uma vasta gama de ferramentas inovadoras», afirmou a Vice-Presidente do BEI, Gelsomina Vigliotti . “Em colaboração com os nossos parceiros em toda a cadeia de valor, pretendemos enfrentar o triplo desafio de produzir alimentos acessíveis, proteger a produção agrícola e os meios de subsistência das alterações climáticas e preservar o ambiente e os recursos naturais.”

O Grupo BEI trabalhará em estreita colaboração com a Comissão Europeia para implementar o plano com vista a maximizar as fontes de investimento público, mobilizando e reduzindo simultaneamente os riscos do capital privado no setor agrícola.