As doenças do lenho da videira (Esca, Eutipiose, Botriosfériose, Doença de Petri) são causadas por um vasto complexo de fungos, que levam ao declínio da planta e geram grandes perdas na quantidade e qualidade da colheita. Os prejuízos originados pelas doenças do lenho na vitivinicultura a nível mundial estão estimados em mais de 1.500 milhões de dólares/ano.
As videiras afectadas por doenças do lenho apresentam sintomas muito característicos – as folhas adquirem cloroses seguidas de necroses entre as nervuras principais, os lançamentos definham, as varas podem não atempar e os cachos murcham ou secam. Estes sintomas podem ocorrer em toda a planta ou em apenas alguns dos seus órgãos.
Diversos estudos demonstram que os fungos causadores das doenças do lenho penetram na planta através das feridas causadas pela poda. Após o corte, os tecidos lenhosos da videira ficam expostos à acção dos agentes patogénicos por períodos mais ou menos longos, no caso de podas realizadas no início do Inverno, o período de sensibilidade à doença pode chegar às 3 semanas.
Protecção das feridas de poda com Blindar
Ao longo dos últimos anos, a equipa da Lusosem tem trabalhado o Blindar junto dos viticultores, com o intuito de reduzir a mortalidade de plantas por doenças do lenho e, assim, aumentar a vida útil das vinhas.
Após a aplicação do Blindar, os fungos antagonistas fazem o seu trabalho rapidamente, instalam-se e começam a actuar em menos de 6 horas, com Tª > 10 °C sem chuva, protegendo as feridas de poda de novas infecções.
O Blindar é um fungicida composto por duas estirpes de Trichoderma: Trichoderma gamsii e Trichoderma asperellum. Os Trichoderma spp. são fungos benéficos que colonizam os tecidos da videira, onde se encontram as feridas de poda, formando uma barreira física e biológica à entrada dos agentes patogénicos, evitando, desta forma, o desenvolvimento de novas infecções. Os fungos do género Trichoderma são designados de antagonistas, uma vez que neutralizam a acção dos fungos patogénicos.
As estirpes Trichoderma gamsii e Trichoderma asperellum contidas no fungicida Blindar actuam de forma simbiótica, garantindo maior eficácia no controlo dos fungos patogénicos em diversas condições de clima. Após a aplicação do Blindar, os fungos antagonistas fazem o seu trabalho rapidamente, instalam-se e começam a actuar em menos de 6 horas, com temperaturas superiores a 10°C.
Recomendação de utilização do Blindar em videira
Recomenda-se realizar sempre a pré-germinação dos esporos do Blindar, 24 horas antes da aplicação do produto, que deve ser feita após a poda da videira, através da diluição de 1 kg de Blindar em 10 litros de água, a uma temperatura superior a 10°C, e aplicar 1 kg produto/hectare.
Blindar é resistente a tratamentos químicos e a condições climáticas adversas. É fácil de aplicar, rápido a actuar e garante máxima protecção das feridas de poda.
Está autorizado em Modo de Produção Biológico.
Saiba mais em: LUSOSEM
→ Leia este e outros artigos completos na Revista Voz do Campo – edição de dezembro 2024, disponível no formato impresso e digital.