A REN – Redes Energéticas Nacionais destaca os crescimentos anuais de 24% na geração de energia hidroelétrica e de 37% nas fotovoltaicas registados no ano passado.
Com um recorde histórico de produção de 36,7 TWh, o mais elevado já registado no sistema elétrico nacional, as energias renováveis garantiram 71% do consumo de eletricidade em Portugal no último ano, que foi também o segundo maior em termos de consumo, de acordo com dados da REN.
A Hídrica foi a fonte que mais contribuiu, 28%, seguindo-se a Eólica com 27%. A Solar com 10%, mas continua a crescer.No âmbito do consumo de energia no sistema elétrico nacional, o último ano foi o segundo maior já registado, ficando apenas cerca de 2% abaixo do recorde histórico alcançado em 2010. De acordo com a REN, em comunicado enviado às redações, o consumo de eletricidade abastecido pela rede pública totalizou 51,4 TWh, representando um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior (ou 2,0%, considerando os ajustes para efeitos de temperatura e número de dias úteis).
As hidroelétricas e eólicas lideraram a produção de energia renovável, com participações semelhantes de 28% e 27%, respetivamente. Já a energia solar contribuiu com cerca de 10% e a biomassa com 6%. No entanto, a produção solar ficou abaixo da média histórica, devido a condições menos favoráveis, enquanto as fontes hídrica e eólica superaram os índices esperados.No contexto Europeu Portugal está acima da média na incorporação de fonte renovável no consumo final de energia eléctrica, mantém o 4 lugar do ano anterior. Este cenário reflete um progresso significativo rumo à transição energética em Portugal, destacando o papel central das renováveis no abastecimento elétrico e na redução da dependência de combustíveis fósseis.