Nos passados dias 15, 16 e 17 de novembro de 2025, a Lourinhã foi palco do Aguardente DOC fest Lourinhã, um evento dedicado à celebração, promoção e valorização de um dos maiores ícones desta região demarcada: a Aguardente DOC Lourinhã.
A Aguardente DOC Lourinhã é única em Portugal e uma das três regiões demarcadas de aguardentes vínicas na Europa, ao lado do Cognac e do Armagnac, em França. Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, partilhou à Voz do Campo o papel estratégico deste produto na economia local e na projeção internacional da região, sublinhando a importância da região para a produção deste produto, enfatizando que apenas os concelhos da Lourinhã, Óbidos, Peniche, Bombarral e Torres Vedras são autorizados a produzir e envelhecer a aguardente, dentro dos rigorosos critérios da Denominação de Origem Controlada (DOC).
Segundo o edil, esta aguardente é reconhecida pela sua qualidade excecional, resultado de décadas de investigação e investimento na excelência dos processos de destilação e envelhecimento. “Desde 1970, os produtores têm apostado na qualidade e estudado as madeiras utilizadas no envelhecimento, garantindo que a Aguardente DOC Lourinhã se destaque a nível nacional e internacional”, considera. O presidente ainda relembrou que em provas cegas realizadas ao longo dos anos, a Aguardente da Lourinhã nunca ficou em terceiro lugar, um indicativo do padrão elevado que este produto alcançou.
O Aguardente DOC fest Lourinhã teve por objetivos promover a Aguardente DOC Lourinhã e os seus produtores, atraindo novos públicos, bem como servir de elo de ligação com produtores de outros destilados, de diferentes pontos do continente e ilhas.
O evento destacou o papel dos dois principais operadores locais: a Quinta do Rol e a Adega Cooperativa da Lourinhã. Ambos são fundamentais para a produção e destilação da aguardente, utilizando métodos tradicionais e modernos que permitem manter e elevar a qualidade do produto. Apesar disso, João Duarte de Carvalho salienta a necessidade de aumentar o número de produtores e destiladores certificados na região, para dar resposta à crescente procura e assegurar a sustentabilidade do setor. “Queremos criar valor acrescentado e fazer com que a Aguardente DOC Lourinhã seja ainda mais conhecida, não só em Portugal, mas também a nível internacional”, vinca o autarca, argumentando que a aposta em eventos como o Aguardente DOC fest Lourinhã reflete esse compromisso.
Novo vídeo promocional Aguardente DOC Lourinhã para celebrar o produto e reforçando-o como eixo estratégico municipal.
Foi neste âmbito que a Câmara Municipal da Lourinhã lançou o novo vídeo promocional Aguardente DOC Lourinhã, apresentado durante o Seminário Internacional – Aguardentes, Territórios e Sustentabilidade, celebrando o produto e reforçando-o como eixo estratégico municipal para a afirmação do concelho, naquela que é a única região demarcada de Aguardente Vínica DOC em Portugal.
Aguardente na gastronomia e cocktails
A versatilidade da aguardente vai muito além de ser uma bebida para degustação. Durante o evento, chefs demonstraram como a aguardente pode ser incorporada em pratos e sobremesas, desde carnes e peixes a doces conventuais. Além disso, os cocktails com Aguardente DOC Lourinhã têm conquistado o público e impulsionado as vendas. “A Adega Cooperativa da Lourinhã também já desenvolveu um vaporizador de aguardente para uso gastronómico, que realça sabores em chocolates, cafés e outros doces”, regista o presidente da Câmara Municipal.
A singularidade da Aguardente DOC Lourinhã, associada à sua qualidade inquestionável, coloca a região Oeste como uma referência mundial no setor das aguardentes e a Câmara Municipal da Lourinhã está empenhada em apoiar os produtores locais e continuar a investir na sua promoção. Segundo o presidente, há já novos produtores interessados o que pode levar a um aumento gradual na produção, vendas e reconhecimento internacional.
Equipa de reportagem da Voz do Campo na cobertura do evento