A Pipadouro, operadora de turismo fluvial de luxo no Douro, encerrou 2024 com um crescimento histórico de 42% no número de passageiros, recebendo mais de dois mil turistas a bordo dos seus iates vintage, Friendship I e Pipadouro II. Este desempenho reflete a recuperação do setor e o sucesso das experiências únicas que oferece, o que lhe valeu o prémio mundial de Melhor Experiência Inovadora em Enoturismo nos People’s Choice Awards da Great Wine Capitals Global Network.
Fundada em 2007, a operadora duriense de turismo fluvial de luxo Pipadouro tem dois iates dos anos 50 e 60, um deles serviu a Marinha inglesa. Em 2024, recebeu recebeu turistas de 26 nacionalidades.
Com turistas provenientes de 26 países, o mercado norte-americano destacou-se, representando mais de 40% da ocupação, seguido por clientes portugueses (20%) e brasileiros (12,9%). A empresa realizou 415 programas ao longo do ano – um aumento de 39% em relação a 2023 –, incluindo experiências tailor-made e programas como ‘Um Dia no Douro’, que alia navegação e enogastronomia regional.
«2024 foi um ano extraordinário, e este crescimento reflete o reconhecimento do nosso trabalho e do compromisso em oferecer experiências de alta qualidade. Estamos motivados a inovar ainda mais em 2025», destacou Ana Clara Silva, diretora de operações da Pipadouro.
A Pipadouro, reconhecida como a única empresa de turismo fluvial de luxo no rio Douro, realizou 415 programas ao longo do último ano, um aumento de 116 em comparação com 2023. Esses eventos incluíram ocasiões especiais como aniversários, pedidos de casamento, luas-de-mel, eventos com música ao vivo, passeios corporativos e até atividades de team building.
Especializada em experiências personalizadas, a Pipadouro continua a posicionar o Douro como referência internacional no turismo de luxo, promovendo a riqueza natural, cultural e enológica da região.