O export.i9, projeto da InovCluster (Associação do Cluster Agroindustrial do Centro), iniciado em 2023 e apoiado pelo COMPETE2030, tem como objetivo apoiar a internacionalização de pequenas e médias empresas do setor agroalimentar. Durante 2024 foram realizadas várias iniciativas nacionais e internacionais que contaram com a participação de empresas portuguesas do setor agroalimentar. Para 2025, o compromisso da Associação mantém-se com um calendário de vários eventos previstos, dentro e fora do país.
A InovCluster (Associação do Cluster Agroindustrial do Centro) faz um balanço positivo sobre o trabalho e as iniciativas direcionadas às PME do setor agroindustrial, levadas a cabo durante o ano 2024, através do export.i9, que incluiu a promoção em Feiras Internacionais e Workshops de Capacitação para a Digitalização em Internacionalização. Para este ano, já estão previstos alguns eventos, com destaque para a BIOFACH, feira mundial de produtos biológicos (11 a 14 de fevereiro, na Alemanha) e para o Salón Gourmets 2025, feira líder na indústria gourmet (7 a 10 de abril, em Madrid), com inscrições a decorrer.
Em 2024, a InovCluster promoveu a participação portuguesa em três feiras internacionais, como a Biofach 2024 (13 e 16 de fevereiro de 2024), a Alimentaria Barcelona 2024 (18 a 21 de março), a Chillventa 2024 (Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Bombas de Calor), que decorreu entre 8 e 10 de outubro, em Nuremberga. Os certames tiveram uma boa aceitação por parte das PME nacionais e uma excelente afluência no que respeita aos visitantes nestes eventos. Em território português, a InovCluster organizou a segunda edição do InovFood Summit (26 e 27 de novembro), em Castelo Branco, uma iniciativa que reuniu os principais players do setor agroindustrial, com sessões temáticas que incluíram Digitalização, Inovação, Qualificação, Sustentabilidade, Apoios & Financiamento e Internacionalização, destacando-se como um marco para o fortalecimento do Cluster Agroindustrial do Centro e que contou com o interesse e testemunhos dos participantes. Houve ainda lugar para um Workshop de capacitação dedicado ao tema das “Tendências digitais e ferramentas para abordagem a mercados internacionais”, que foi muito bem acolhido e uma sessão de divulgação do export.i9.
Ainda no ano anterior, em 2023, decorreu a participação na Feira de Climatização e Refrigeração em Madrid, de 14 a 17 de novembro.
Para este ano, a InovCluster tem vindo a organizar a participação das PME portuguesas na BIOFACH, a principal feira mundial de produtos biológicos, na Alemanha, entre 11 e 14 de fevereiro e na 38ª edição do Salón Gourmets 2025 – International Fine Food and Beverages Fair, líder na indústria gourmet e uma das mais prestigiadas do mundo do seu género, que irá decorrer em Madrid, de 7 a 10 de abril, no IFEMA MADRID. A InovCluster oferece um conjunto abrangente de apoios e serviços que tornam o processo de participação em feiras internacionais mais acessível e eficaz. As inscrições estão a decorrer e as empresas interessadas podem obter mais informações e candidatar-se abaixo.
→ Candidatura e mais informaçõesEstão ainda previstas algumas Missões Empresarias Virtuais, a divulgar brevemente, que incluem os mercados da América do Norte (EUA e Canadá), Emirados Árabes Unidos e China. Estas iniciativas têm como principais objetivos o acesso a mercados internacionais mais distantes com menor risco e barreiras logísticas associadas; o desenvolvimento de abordagem comercial direcionada, específica e individualizada por empresa e por mercado-alvo; a divulgação e aumento do conhecimento de empresas e produtos portugueses do setor agroalimentar com potencial de exportação nos mercados internacionais; a promoção do contacto entre empresas portuguesas e players internacionais de forma facilitada e virtual; análise da recetividade de mercado por empresa e mercado-alvo; apoio na adaptação de materiais de promoção digital e na participação nas Missões Digitais; flexibilidade e conveniência no agendamento de reuniões; e a ampliação de redes de contactos internacionais.
Os Workshops de Capacitação para PME também fazem parte do calendário de eventos a realizar pela InovCluster durante 2025: 29 de janeiro “Análise de Dados para Tomada de Decisão em Mercados Externos – A Importância do Processo de Seleção de Mercados Internacionais”; 25 de fevereiro “Análise da Concorrência Internacional – A Importância do Processo de Benchmarking e Principais Ferramentas”; 25 de março “Estratégias de Marketing Digital para a Comunicação em Mercados Internacionais”; 22 de abril “Marketing Digital – Proteção de Dados e Compliance Internacional”; 20 de maio “E-commerce – Estratégias de Venda Digitais no Processo de Expansão Global”.
“Estas iniciativas são fundamentais para aumentar as exportações das PME da fileira agroalimentar na medida em que potencia a visibilidade e o reconhecimento de marcas e produtos em mercados internacionais. As pequenas e médias empresas têm, muitas vezes, dificuldades em alcançar visibilidade fora do mercado nacional, e iniciativas como estas ajudam a superar essas limitações”, refere Christelle Domingos, Diretora Executiva da InovCluster.
O export.i9 (Projeto de Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2023/2025) cofinanciado por fundos comunitários, foca-se em facilitar o acesso das empresas a mercados externos, através de ações como a participação em feiras internacionais, missões empresariais e missões inversas, oferecendo até 50% de financiamento para essas atividades. As empresas também recebem suporte na digitalização dos seus processos de vendas, incluindo criação de lojas online, adesão a marketplaces e desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Este projeto promove um conjunto de benefícios e recursos para as empresas participantes, o que permite aliviar os custos e os desafios logísticos que participações a este nível envolvem.
A interação direta com potenciais clientes e parceiros facilita a concretização de negócios e a diversificação das exportações. É também uma oportunidade para as PME conhecerem melhor as tendências e preferências de consumo nos mercados internacionais, ajustando assim as suas ofertas para responder a essa procura de mercado. Os mercados prioritários deste projeto incluem Espanha, Mercados Nórdicos, Alemanha, EUA, Canadá, China e Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de maximizar o impacto da internacionalização das PMEs em mercados estratégicos.
“A InovCluster tem planos ambiciosos para o futuro, com projetos focados em diversas áreas estratégicas, sempre com o objetivo máximo de fortalecer o setor agroalimentar e as nossas PME associadas. Pretendemos continuar com iniciativas como o Export.i9, para ajudar cada vez mais as empresas a entrarem em mercados globais. Há também um foco crescente na digitalização, com o objetivo de ajudar o tecido empresarial a adotar soluções tecnológicas e a desenvolver competências digitais, como o e-commerce e o marketing digital, para ser mais competitivo no cenário global”, adianta Christelle Domingos.
A InovCluster celebrou em 2024 o seu 15º aniversário, um marco importante para a associação, que demonstra a sua contínua missão em promover a inovação e a competitividade das empresas do setor agroalimentar, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a internacionalização. Por outro lado, este percurso tem permitido à InovCluster adquirir e consolidar experiência, possibilitando dar um apoio mais robusto ao setor e às PME.