De 10 a 12 de fevereiro de 2025, Paris será o palco do grande evento da Vinexposium, o Wine Paris, o centro de negócios global direcionado aos profissionais e às entidades envolvidas na indústria do vinho e das bebidas espirituosas.

Esta 6ª edição irá contar para cima de 5.300 expositores de mais de 50 países. São esperados mais de 50.000 visitantes provenientes de 140 países e programadas mais de 130 sessões no âmbito da Academia, o ponto de encontro de todos os presentes e espaço conduzido por 250 especialistas internacionais de renome, com um programa de debates sobre tópicos fundamentais sobre a mudança no setor.

Sobre Portugal, o país destaca-se por ser a maior presença internacional a seguir a Itália, na Wine Paris 2025. Está representado por oito territórios vitivinícolas nacionais, sete produtores de renome e pela ViniPortugal. Os vinhos portugueses registam um aumento de +61% face a 2024, o que resulta num total que ultrapassa as 3.000 referências vínicas do país. Sobre as exportações, um dos temas em debate na Academia Wine Paris 2025, entre janeiro e novembro de 2024, as exportações de vinho português atingiram 899 milhões de euros (vs. 861 milhões de euros no período homólogo de 2023). Trata-se de um aumento de 4,3% a somar aos 329 milhões de litros vendidos, o que representa um aumento de volume de +9,8% face ao mesmo período de 2023. Os Estados Unidos e França continuam a ser os principais mercados de exportação dos vinhos portugueses, seguidos do Brasil, do Reino Unido e dos Países Baixos.

Um importante painel presidido por Rodolphe Lameyse, diretor-executivo do Vinexposium, irá reunir representantes do setor e especialistas mundiais para um debate aprofundado sobre o impacto das tensões geopolíticas, com a participação de:
Miles Beale, diretor-executivo da Wine and Spirit Trade Association, que representa mais de 300 grandes empresas de vinhos e bebidas espirituosas no Reino Unido;
Don Saint Pierre, co-fundador da ASC Fine Wines, o principal importador e distribuidor de vinhos de qualidade superior na China, e da AdaptEdge Advisory Service;
Nicolas Ozanam, diretor-geral da Federation of French Wine & Spirits Exporters (FEVS).

Terça-feira, 11 de fevereiro das 13h00 às 14h00
Sala 5 – Let’s Talk About Wine! – Pavilhão 7.2

A Academia, um programa que incide nos temas atuais

Ao acolher mais de 130 sessões e debates com 250 personalidades do setor do vinho e das bebidas espirituosas na exposição deste ano, a Academia promete ser variada e esclarecedora. Os debates, as conferências, os painéis de discussão e as masterclasses abordarão temas-chave do setor – comércio externo e exportações; novas oportunidades e mercados emergentes; sustentabilidade e apoio à responsabilidade social das empresas; alteração dos padrões de consumo; e gosto pela descoberta. Estes conteúdos importantes e inovadores conferem à Wine Paris o papel de força motriz para a resiliência do setor.

→ Consulte as Sessões e Mais Informações

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)