Fundada em janeiro de 2020 a SM Transport & Consulting Lda é uma empresa, com sede em Beja, multidisciplinar que opera no setor dos transportes de mercadorias gerais nacionais e internacionais e no setor agrícola com o fornecimento de adubos, matérias orgânicas, rações para o setor profissional e consultoria técnica agrícola. Nesta entrevista, o responsável António Machado, partilha todos os detalhes da SM Transport & Consulting.

Como surgiu a vossa empresa e o que motivou a escolha de atuar no setor agrícola e de transporte de matérias-primas?

A SM Transport & Consulting Lda surgiu em 2020, devido ao gosto pessoal, ao conhecimento profissional e também por ter identificado algumas lacunas, ou seja, após alguns anos a desenvolver trabalho na área comercial no setor agrícola, verifiquei que a logística tendia a ser um ponto negativo, com alguns constrangimentos nas entregas o que influenciava os trabalhos delineados pelo agricultor.

Quais são os principais serviços que oferecem e como eles se conectam para responder às necessidades do setor?

Para além de transportarmos de tudo um pouco, como mercadorias gerais em semi-reboque de lona, é um facto que o grosso do nosso trabalho é no setor agrícola por isso dispomos de semi-reboques com piso móvel e semi-reboques graneleiros que garantem o transporte a granel de cereais, amêndoa, azeitona, feno-silagem, etc.

Também comercializamos matérias orgânicas e organominerais, os quais conseguimos colocar no agricultor na data pretendida, graças à nossa logística própria.

Como descreveriam o impacto dos vossos serviços no setor agrícola?

Pelo feedback que vamos recolhendo, bastante positivo, o que nos dá mais alento para continuar e fazer mais e melhor.

Quais são os principais desafios no transporte de adubos, fertilizantes e maquinaria agrícola?

Os timings de entrega. A agricultura é um setor feito de janelas de tempo, ou seja, janela de tempo para a preparação do solo para uma nova cultura, para a aportação de matéria orgânica ou outro tipo de fertilizante, para a aplicação dos fitofármacos, etc. Caso haja atraso em alguma operação a realizar, influencia logo as demais. Por isso o nosso objetivo é sempre estar dentro dos timings corretos de entrega, conforme combinados com o agricultor.

Posso enumerar um exemplo claro: um dado cliente que tem duas ou três herdades em sítios diferentes, com prestadores de serviços externos para aplicar a matéria orgânica carece de um serviço de entrega do produto otimizado para não haver paragens. Felizmente nós conseguimos dar resposta com a nossa logística própria de entrega.

O fornecimento de matérias orgânicas tem tido maior procura devido à preocupação com a sustentabilidade?

E não só. O facto de haver um maior conhecimento acerca dos benefícios da incorporação de matérias orgânicas com o objetivo de melhorar as capacidades do solo, têm de facto aumentado a procura neste tipo de solução.

Como ajudam os agricultores a usar fertilizantes de forma mais eficiente e sustentável?

É sempre um objetivo nosso oferecer ao cliente produtos de qualidade comprovada, que respeitem o meio onde vão ser aplicados, bem como o meio onde são produzidos, que tenham certificações. Todas essas premissas vão influenciar positivamente o seu uso (…).

→ Leia este e outros artigos completos na Revista Voz do Campo – edição de janeiro 2025, disponível no formato impresso e digital.

SM Transport & Consulting Lda

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