No âmbito do objetivo 1, da Medida 1, do eixo transversal I, do Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos fitofarmacêuticos (1ª Revisão), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, IP) publica o Guia Técnico de Proteção Integrada de Pequenos Frutos (I Parte) na vertente das suas competências, com vista a facilitar a implementação dos princípios gerais de proteção integrada na culturas de pequenos frutos (princípios 1 a 4).
Autores: Ana Maria Simões, Anabela Veloso, Célia Mateus, Eugénio Diogo, Isabel Calha, José Carlos Franco, Márcia Santos, Maria da Graça Palha, Maria de Lurdes Inácio, Miriam Cavaco, Pedro Brás de Oliveira, Pedro Jordão, Pedro Naves
Editor: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, IP)
Coordenação: Miriam Cavaco; Pedro Oliveira
Capa e grafismo: Paulo Jesus Carvalho
Os pequenos frutos são um verdadeiro tesouro para uma alimentação adequada e para funcionamento equilibrado do nosso organismo. A cultura dos pequenos frutos em Portugal não tem uma longa tradição, mas tem já relevância na economia agrícola presente e “tem um grande futuro”.
A procura pelo consumidor destes frutos é cada vez maior, por serem muito saudáveis, por possuírem propriedades antioxidantes, e por serem muito utilizados em consumo em fresco e utilizações culinárias devido aos seus sabores, textura, apresentação e qualidades diferenciadoras.
Pelas razões anteriormente apontadas, é importante por isso saber como se plantam? Que variedades a utilizar para cada tipo de solo? Qual o melhor sistema de poda? Quais as especificidades de cada cultura? Neste sentido, devem ser tidas em consideração as Boas Práticas Agrícolas a aplicar nos campos de produção e considera-las um compromisso para este sector produtivo.