Segundo dados do INE, em 2024, as exportações de frutas, legumes e flores registaram um aumento de 7,5%
As exportações de frutas, legumes e flores de Portugal continuam a crescer, alcançando em 2024 o valor recorde de 2,5 mil milhões de euros. De acordo com os dados do INE, publicados no dia 10 de fevereiro de 2025, as vendas da produção nacional para os mercados internacionais subiram 7,5% em termos de valor, em comparação com 2023. No que diz respeito ao volume, as exportações também mostraram uma evolução positiva de 2,4%, totalizando 1.816.807 toneladas.
A União Europeia é o principal destino para as frutas, legumes e flores produzidos em Portugal, respondendo por 81% das exportações em valor. Espanha ocupa a posição de maior destino (37,6%), seguida por França (13%), Países Baixos (9%), Alemanha (7,9%) e Reino Unido (6,8%).
“Os resultados refletem o êxito de um setor que combina inovação e sustentabilidade, investindo de forma significativa numa agricultura moderna e de precisão, e que tem um impacto importante na economia de Portugal. O nosso objetivo é alcançar o equilíbrio da balança comercial até 2030, e os dados indicam que estamos a avançar na direção certa. O défice da balança comercial reduziu-se de 341 milhões de euros em 2023 para 301 milhões de euros em 2024”, destaca Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.

“Este é um marco importante na trajetória internacional das empresas produtoras de frutas, legumes e flores, e destaca, não apenas a crescente competitividade do setor agrícola e alimentar nacional nos mercados internacionais, mas também a qualidade dos nossos produtos”, sublinha.
Este setor tem demonstrado uma capacidade notável de crescimento, com exportações que passaram de 780 milhões de euros em 2010 para 2.500 milhões de euros em 2024.
Há mais de dez anos, a Portugal Fresh tem trabalhado na promoção da internacionalização das frutas, legumes e flores produzidos em Portugal. A associação está a implementar o Projeto Conjunto de Internacionalização (2023-2025), que inclui a organização de missões empresariais e ações de prospeção em novos mercados, a participação em feiras internacionais e diversas iniciativas de promoção para acelerar a presença global do setor. Este é um projeto é apoiado pelo Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e tem um investimento global de 948.900,85€ euros, financiado em 54% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.