Nuno Russo, licenciado e mestre em Zootecnia, detentor de um MBA em Administração Pública, e quadro Técnico Superior do Ministério da Agricultura assume a posição de Diretor Executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts.

Segundo a Portugal Nuts, Nuno Russo assume o cargo, em resultado de processo de recrutamento, para ser a face pública da Associação e o responsável pela sua liderança, para assegurar uma direção clara no desenvolvimento organizativo, estratégico e político, num ano de consolidação do plano estratégico, definido pelos atuais órgãos sociais assente nos pilares de branding, representação institucional, mercados, sustentabilidade, internacionalização e I&D. Falámos com Nuno Russo, para nos detalhar mais pormenores.
Com que sentimento assume o cargo de Diretor Executivo da Portugal Nuts?
Assumo o cargo de Diretor Executivo da Associação de Promoção de Frutos Secos – Portugal Nuts, com um sentimento de enorme responsabilidade por passar a ser a face pública desta organização, e responsável pela liderança da mesma, com vista a assegurar uma direção clara no desenvolvimento organizativo, estratégico e político da governança da Associação.
Espero que, com a minha experiência profissional e conhecimento, e com o apoio da Direção e dos associados da Portugal Nuts, consiga cumprir com as prioridades que me foram estabelecidas, mas também com os objetivos, e desafios, do setor dos Frutos Secos, dando continuidade ao trabalho já realizado desde 2020.
Em traços gerais quais as principais ideias que pretende desenvolver?
A Direção e o Diretor Executivo, trabalharemos pela defesa dos interesses dos Associados, pelo que consideramos que é fundamental o reforço da importância da Associação junto do stakeholders externos e internos, mas também o desenvolvimento de parcerias institucionais com os setores público e privado, como comerciais, quer locais/nacionais e internacionais, bem como a expansão da base de associados atual, com o objetivo de alcançarmos pelo menos 20.000 hectares de área total associada, e desta forma promover o crescimento continuado dos resultados do setor e do desenvolvimento da Portugal Nuts.
Terei sempre em mente a visão da Associação, de trabalhar ativamente para que Portugal seja reconhecido como um dos maiores e melhores produtores mundiais, com produtos de origem valorizada, e nunca perderei de vista a missão da Portugal Nuts de ser uma entidade de referência, com representatividade e credibilidade, a nível nacional e internacional.
O que tem projetado para 2025?
As prioridades para 2025 passarão por assegurar o cumprimento do Plano de Atividades Orçamento 2025, de acordo com a estratégia definida pela Direção, de acordo com os cinco eixos estratégicos: Branding PNuts | Representação Institucional | Mercados | I&D | Sustentabilidade:
. Aumentar a notoriedade nacional e internacional da produção nacional de frutos secos, associando-lhe uma imagem de produção sustentável de qualidade;
. Manter e melhorar o nível de influência institucional junto dos nossos stakeholders;
. Obter e divulgar informação de mercado e tendências, utilizando todas as fontes disponíveis, para além de remover barreiras à exportação e abrir novos mercados;
. Estabelecer parcerias com instituições académicas para criação e divulgação de conhecimento científico e técnico das culturas;
. Reforçar a imagem do modelo de produção nacional sustentável dos frutos secos, e desenvolver ações e ferramentas com, e para, os produtores, para melhores práticas agrícolas sustentáveis.
Tome nota:
A Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos – foi criada com a missão de defender e representar os interesses dos produtores nacionais de frutos secos, com destaque para as culturas da amêndoa e da noz pelo seu peso em Portugal. Agrega atualmente mais de 50 associados produtores e processadores, representando mais de 19.000 hectares.
→ Leia este e outros artigos completos na Revista Voz do Campo – edição de fevereiro 2024, disponível no formato impresso e digital.