A Comissão Europeia anunciou, na BIOFACH, a abertura das candidaturas para a quarta edição dos Prémios Europeus de Agricultura Biológica. Este evento celebra os líderes na cadeia de valor dos produtos biológicos que desenvolvem projetos para melhorar a produção e o consumo de alimentos biológicos. As candidaturas estão abertas até 27 de abril de 2025, e os vencedores serão homenageados na cerimónia de entrega dos prémios, que terá lugar no Dia Europeu da Agricultura Biológica, a 23 de setembro, em Bruxelas.
Os Prémios Europeus de Agricultura Biológica 2025 incluem sete prémios distribuídos por seis categorias distintas: melhor agricultor biológico (feminino e masculino), melhor região ou bio-distrito biológico, melhor cidade biológica, melhor PME de processamento de alimentos biológicos, melhor retalhista de alimentos biológicos e melhor restaurante ou serviço de alimentação biológica.
Qualquer ator ou instituição da UE com um projeto que contribua para a maior acessibilidade e disponibilidade de produtos biológicos na UE pode candidatar-se. Isto inclui não só agricultores biológicos, regiões ou bio-distritos, ou negócios como lojas ou restaurantes biológicos, mas também cidades que oferecem, por exemplo, refeições biológicas aos alunos das escolas locais ou que promovem ativamente a produção biológica.
As candidaturas são aceites em todas as línguas oficiais da UE através de um formulário online disponível até 27 de abril de 2025. As candidaturas elegíveis serão avaliadas pelo júri dos Prémios Europeus de Agricultura Biológica com base nos critérios de excelência, inovação, sustentabilidade e potencial de replicação do projeto noutras partes da UE. Os projetos vencedores desempenharão um papel crucial na sensibilização pública sobre a produção biológica na UE.
Os Prémios Europeus de Agricultura Biológica são organizados conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Comité Económico e Social Europeu, pelo Comité Europeu das Regiões, pela COPA-COGECA e pela IFOAM Organics Europe, com a participação do Parlamento Europeu e do Conselho na avaliação.
Consulte o programa em:
Para mais informações, os interessados podem consultar as redes sociais da Comissão Europeia dedicadas à agricultura e alimentação.
Mais informação aqui ↵