A Aromáticas Vivas é uma referência na produção de ervas aromáticas em vaso, microgreens e flores comestíveis, destacando-se pela inovação, qualidade e compromisso com a sustentabilidade. Com uma operação voltada para o mercado nacional e para o norte de Espanha, a empresa de Viana do Castelo apresenta práticas diferenciadas que reforçam a confiança de consumidores e grandes superfícies. Para tal, a empresa possui cinco certificações principais, e há vários anos trabalha em parceria com a NATURALFA – a entidade certificadora

Diariamente, a Aromáticas Vivas embala milhares de ervas aromáticas em vasos, que chegam frescas aos seus destinos. É assim que Teresa Lino, diretora de qualidade e operações das Aromáticas Vivas, relata durante a nossa visita à empresa. “Nesta sala fazemos o embalamento destas ervas em vaso para as grandes superfícies, quer em Portugal, quer para o norte de Espanha (Galiza)”, explica Teresa Lino, sobretudo pela proximidade geográfica com a Galiza que favorece a rapidez na entrega e garante qualidade ao consumidor final. A empresa produz mais de 16 variedades de ervas aromáticas, além de microvegetais e flores comestíveis, todas embaladas e prontas para o mercado.

Manjericão: O produto estrela

O manjericão é a espécie que a Aromáticas Vivas mais produz, a produção anual alcança milhões de vasos, representando cerca de 70% da expedição diária. Graças ao controlo rigoroso de temperatura e humidade na estufa, a empresa consegue produzir durante todo o ano. “O manjericão é uma variedade muito sensível, que impede que toda a gente consiga fazer durante todo o ano devido às condições climáticas. Nós, temos as condições necessárias para conseguir produzir esta erva aromática com qualidade”, sublinha a diretora de qualidade e operações, argumentando ao mesmo tempo: “Produzimos cerca de 35 mil plantas por semana, todas elas expedidas. Infelizmente, não temos capacidade para produzir mais, caso contrário, faríamos.”

A produção na Aromáticas Vivas é certificada em agricultura biológica, o que garante métodos sustentáveis. Para além disso, possui mais certificações e há vários anos trabalha em parceria com a NATURALFA – a entidade certificadora. Falámos da certificação Biológica, GlobalG.A.P, GRASP, Resíduo Zero – Zerya e ISO 22 000.

“As certificações não apenas oferecem confiança ao consumidor, mas também nos ajudam a melhorar continuamente os nossos processos e adotar técnicas mais sustentáveis”, considera Teresa Lino.Aliás, segundo a diretora de qualidade e operações, a Aromáticas Vivas desde a sua fundação em 2009, investe em práticas inovadoras para controlo de pragas. A empresa utiliza luta biológica, introduzindo insetos auxiliares e ácaros criados em laboratório para reduzir a necessidade de utilização de produtos químicos. Além disso, plantas como a flor-de-mel são cultivadas como hospedeiras para atrair insetos benéficos. “Essas plantas criam um habitat ótimo para espécies auxiliares, ajudando a minimizar a propagação de pragas”, defende Teresa Lino.

Aromáticas Vivas

Com a certificação Resíduo Zero – Zerya – essas práticas ganharam destaque, permitindo que a Aromáticas Vivas cumpra requisitos rigorosos enquanto preserva o equilíbrio do ecossistema. “A NATURALFA faz um acompanhamento não só no dia de auditoria (…) há um acompanhamento durante todo o ano para garantir exatamente estes requisitos da certificação”, vinca a diretora.

A empresa também aposta no segmento dos microvegetais e flores comestíveis, essencialmente para o mercado HORECA que segundo a diretora de qualidade, cada vez mais está na moda a utilização destes microgreens e flores comestíveis na decoração de pratos por grandes chefs.

Para a nossa entrevistada, há uma grande procura de ervas aromáticas, pois “os consumidores estão cada vez mais sensíveis às questões de comida saudável. As ervas aromáticas são uma forte alternativa ao sal e outros aditivos nos alimentos”.


Uso de ácaros no controlo preventivo de pragas

A Aromáticas Vivas reforça o seu compromisso com práticas sustentáveis ao adotar técnicas inovadoras de luta biológica no controle de pragas, como explica Paulo Araújo, técnico laboratorial da empresa. “Temos uma nova produção de ácaros que nos ajuda a combater pragas, evitando o uso de químicos. Utilizamos o que a natureza nos dá. Identificamos um ácaro específico que combate a mosca da fruta, por exemplo, alimentando-se dos óleos dessa mosca e reduzindo a sua reprodução”. A produção desses ácaros ocorre em substratos como a turfa utilizada nos vasos. Após um mês de cultivo em condições controladas no laboratório, os colaboradores quando metem as plantas na linha de produção colocam já com os insetos auxiliares para reduzir a probabilidade de aparecimento de pragas.

Também no laboratório a empresa procura inovar e desenvolver novos produtos auxiliares no combate a doenças e pragas.


Certificações: Resposta às exigências do mercado

“A certificação vem dar a resposta às exigências normais dos supermercados. As Aromáticas Vivas têm uma panóplia de certificações, desde o GLOBALG.A.P, que atende à segurança alimentar, ao GRASP, voltado às questões sociais, até a Zerya, que garante um produto sem resíduos, além da certificação biológica e a ISO 22000, mais voltada para a indústria”, destaca Liliana Perestrelo, a CEO da NATURALFA que acompanhou a nossa visita à Aromáticas Vivas, destacando que essa diversidade de certificações demonstra a capacidade da Aromáticas Vivas de integrar requisitos rigorosos nas suas práticas.

A produção das ervas aromáticas em vasos, característica da Aromáticas Vivas, representa uma exceção às normas tradicionais da agricultura biológica, que normalmente exige o cultivo em solo. Essa abordagem é complementada por práticas preventivas no controlo de pragas, como a criação de insetos auxiliares e o equilíbrio do ecossistema dentro das estufas.

“As Aromáticas Vivas produzem praticamente sem recursos a produtos químicos, criando um ecossistema equilibrado dentro das estufas, o que reduz a necessidade de intervenções químicas e garante aromáticas de qualidade que atendem às expectativas dos consumidores”, explica a CEO da NATURALFA, empresa certificadora.

Para Liliana Perestrelo, a Aromáticas Vivas destaca-se pela visão estratégica e pela capacidade de alinhar as suas práticas de produção para dar resposta a diferentes mercado: “A empresa percebe quais são as certificações que estão alinhadas com a sua visão estratégica e adota-as, garantindo não apenas a conformidade com os clientes, mas também da própria empresa”.

A nova versão GLOBALG.A.P. e GRASP

A Aromáticas Vivas dá mais um passo em frente, sendo o primeiro cliente auditado pela NATURALFA com a nova versão reconhecida 6 GFS do referencial GLOBALG.A.P. A responsável pelo departamento de certificação da NATURALFA, Mariana Santos, explica que a versão 6 do GLOBALG.A.P. coloca maior ênfase na biodiversidade e nos ecossistemas, temas que já são centrais na atuação da Aromáticas Vivas. “Trabalham com técnicas de luta biológica, possuem laboratório próprio e adotam práticas preventivas, como a criação de auxiliares. Tudo isso demonstra que estão alinhados com os critérios cada vez mais exigentes do mercado”, afirma Mariana Santos.

Além do GLOBALG.A.P., a empresa também está a implementar a nova versão do GRASP, que aborda questões sociais. Assim, a Aromáticas Vivas mantém todos os seus referenciais na versão mais atualizada, garantindo um compromisso contínuo com a segurança alimentar, qualidade e a sustentabilidade.

Segundo Mariana Santos, “a nova versão permite priorizar temas críticos, como a rastreabilidade e balanço de massas (…) verificar melhor, por exemplo, a aplicação dos fitofármacos, fertilizantes, ou seja, conseguimos no fundo dar prioridade a alguns pontos que acabam por pôr mais em causa a segurança alimentar”, defende.

Emitido o certificado de conformidade, a certificação tem uma validade de 12 meses, exigindo uma renovação anual.

→ Leia este e outros artigos completos na Revista Voz do Campo – edição de janeiro 2025, disponível no formato impresso e digital.

Assista aqui à vídeo-reportagem:

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)