A Fertiprado foi distinguida com o Prémio Nacional de Agricultura, na categoria da Inovação de Produto. Esta distinção foi atribuída à Gama Proterra da Fertiprado, constituída por misturas biodiversas que cumprem diversas funções e respondem a variadas necessidades do sector agrícola.

Estes produtos, vulgarmente designados como interculturas, covercrops (ou culturas de cobertura), adubações verdes ou outros, têm a capacidade de melhorar o solo, fixar gratuitamente azoto atmosférico, sequestrar carbono e promover a biodiversidade.

Desde o combate a infestantes nos canteiros de arroz, passando pelo controlo de nemátodes nas culturas do tomate e das batatas, até à rápida melhoria da estrutura do solo para a instalação de vinhas, olivais e pomares, bem como à criação de faixas de promoção de polinizadores para amendoais, a Gama Proterra oferece sempre uma solução eficaz.

Para a Fertiprado, esta gama representa uma importante ampliação do seu mercado, atingindo sectores da agricultura até então afastados deste tipo de soluções. Na prática, estes produtos acrescentam facilmente valor à produção de culturas arvenses intensivas e extensivas (milho e cereais), culturas horto-industriais (tomate, batata, pimento, etc.) e culturas perenes (vinha, olival, amendoal e outros pomares).

Eng. David Crespo, fundador da Fertiprado com o prémio

Recebeu esta distinção, em nome da Fertiprado, o Eng. David Crespo, fundador da empresa. De acordo com o Eng. Crespo, “esta distinção representa uma aposta decisiva na inovação e na sustentabilidade, reafirmando o nosso compromisso com a excelência e com o desenvolvimento do sector agrícola.

Para a Fertiprado, este prémio é o reconhecimento do empenho e da excelência da sua equipa, parceiros e clientes, que diariamente contribuem para a evolução do setor agrícola.

O Prémio Nacional de Agricultura é uma iniciativa promovida pelo BPI, Correio da Manhã e Jornal de Negócios, que contou com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e Pescas e o apoio da PwC.

A entrega dos prémios realizou-se no dia 12 de fevereiro de 2025, em Lisboa, reuniu diversas entidades dos setores Agrícola, Agroindústria, Silvicultura e Pecuária e contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, Dr. José Manuel Fernandes.

→ Mais desenvolvimento na próxima edição: março 2025 da Revista Voz do Campo.

 

Conteúdo relacionado:

13.ª Edição do Prémio Nacional de Agricultura: Nove Premiados Destacam a Excelência no Setor Agrícola

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)