A dar resposta às necessidades do setor, do crescimento e dos requisitos internacionais a RegaEnergy oficializou um projeto inovador que visa transformar para melhor o setor como o conhecemos.
Sousel será palco de um projeto inovador na área das energias renováveis. A empresa REGA Energy apresentou esta sexta-feira, 21 de fevereiro, o Projeto Biometano, uma unidade de produção projetada para um terreno adjacente ao Pasto Alentejano.

A cerimónia de apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, que destacou a importância do projeto para a sustentabilidade e o desenvolvimento económico da região. O evento teve ainda a participação de Nuno Pinto, Thomas Carrier e Tiago Faria, da REGA Energy, do vice-presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, e de José Serralheiro, da empresa Pasto Alentejano.
O biometano será produzido a partir de efluentes agropecuários, não apenas da Pasto Alentejano, mas também de outros produtores que “poderão fornecer matéria-prima, reforçando o compromisso do projeto com a economia circular e a sustentabilidade do setor primário”, adianta o município alentejano numa nota publicada recentemente.
Com um investimento inicial de 40 milhões de euros, a unidade industrial deverá ocupar 5 hectares e deverá entrar em funcionamento em 2028, criando 20 postos de trabalho diretos e 50 indiretos.
O biometano é uma fonte de gás renovável que contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, tornando-se uma solução sustentável para a transição energética. Este projeto posiciona Sousel como um território de referência na produção de energia limpa, promovendo inovação e dinamismo económico na região.