O Campo Experimental de Mirtilo do Fundão, cujos trabalhos de instalação ficam concluídos no próximo trimestre, resulta de uma iniciativa do Município do Fundão e da ANPM – Associação Nacional de Produtores de Mirtilo. O acordo de parceria para a sua implementação será estabelecido à margem do 13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, no próximo dia 7 de março, no Centro AgroTech Fundão.

Este campo experimental permitirá testar novas variedades de mirtilo, bem como desenvolver ensaios, implementar novas tecnologias e planos de nutrição, originando informação de apoio à decisão na produção e gestão de explorações e, assim, contribuindo para o desenvolvimento da fileira e para o aumento do conhecimento desta cultura em Portugal. “A análise do comportamento de novas variedades, no contexto climático da região, é uma valiosa fonte de informação para os produtores que se pretendam instalar, ou renovar variedades, mas este Campo Experimental será também um instrumento de validação de metodologias, de avaliação de tecnologias de precisão e de aferição de sistemas de deteção, monitorização e controlo de pragas e doenças”, afirma Carlos Adão, presidente da ANPM.

O pomar – a instalar em terreno camarário – contará com o apoio técnico da ANPM, admitindo o envolvimento de centros de investigação, ou instituições de ensino, estimulando, desta forma, o desenvolvimento de trabalhos que envolvam o pequeno fruto. Complementarmente, funcionará como estrutura de apoio a ações de formação, visitas técnicas, ou outras iniciativas de sensibilização e valorização do Mirtilo.

Conteúdo atualizado:

Campo Experimental de Mirtilo nasce no Fundão

Conteúdos relacionados:

13º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo já tem data e local (6 e 7 março 2025)

Centro Agrotech do Fundão com forte presença na WORLD FIRA 2025

4.ª Edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão (3 a 6 de julho 2025)

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)