Anna Arís, Marta Terré e Elena Garcia-Fruitós, Produção de Ruminantes
IRTA (Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentarias)

O leite de descarte é o leite obtido da ordenha de vacas leiteiras que estão sob tratamento com antibióticos, geralmente devido a infeções intramamárias (De Briyne et al., 2014). Existe pouca informação sobre a quantidade de leite de descarte produzido, que não é adequado para consumo ou para transformação em produtos lácteos.

Usando a Alemanha como exemplo, o leite descartado representa 1-4% da produção total de leite, o que se traduz em 1 milhão de toneladas por ano (Schaeren, 2006). Um estudo recente (March et al, 2019) indica que 1,4% do leite produzido em explorações leiteiras na Escócia é descartado, principalmente devido a doenças animais (devido à presença de antibióticos ou a um elevado número de células somáticas no leite), mas também devido a perdas causadas por problemas de infraestruturas.

O leite de descarte deve ser separado do restante durante a ordenha, pois contém resíduos de antibióticos e, portanto, não é comercializável. Este leite pode ser descartado no ambiente ou, em alternativa, utilizado para alimentar os vitelos. Neste último caso, a utilização deste leite descartado para alimentar os vitelos permite poupar dinheiro e é uma fonte de alimentação de excelente qualidade devido ao seu elevado teor de nutrientes e outras substâncias bioativas que não estão presentes nos substitutos do leite.

No entanto, ambas as práticas, a reutilização do leite usado ou a sua descarga no ambiente, têm de ser reconsideradas no atual contexto de aumento de bactérias resistentes aos antibióticos. A circulação deste leite com resíduos de antibióticos, quer como fonte de alimentação para os animais quer no ambiente, contribui para o aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos, um fenómeno que já se tornou um problema de saúde global.

Por saúde global entendemos que a circulação de resíduos de antibióticos tem um impacto inter-relacionado e interligado na saúde animal, na saúde humana e no ambiente.

O uso de leite de descarte e a geração de resistência a antibióticos

Apesar do elevado valor nutricional do leite de descarte, quando este é utilizado na alimentação dos vitelos, entra em contacto com a microbiota do animal (…).

→ Leia o artigo completo na edição de março 2025 da Revista Voz do Campo.

 

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)