A multinacional retalhista Amazon iniciou uma experiência para testar a utilização de sacos biodegradáveis e compostáveis feitos de Mater-Bi® para as encomendas de alimentos da Amazon Fresh na cidade de Valência. Estes sacos, fabricados a partir de materiais de origem vegetal produzidos na Europa, podem ser reciclados e transformados em novos sacos no futuro, graças à colaboração da empresa de distribuição com a Novamont e os seus parceiros.A Amazon consolida assim a sua aposta em soluções mais sustentáveis e inovadoras e a Novamont continua o seu processo de inovação para continuar a fornecer um material resistente e durável, totalmente seguro para os alimentos frescos, mesmo em condições climatéricas adversas. Valência (Espanha) foi a cidade escolhida para este teste piloto e, de acordo com um inquérito realizado pela Amazon, 75% dos seus clientes afirmam estar satisfeitos com esta opção e aprovam a mudança. Graças a este teste e aos resultados obtidos, o retalhista irá avaliar se os sacos biodegradáveis e compostáveis podem ser utilizados em maior escala.
Os sacos compostáveis Mater-Bi® são seguros para os alimentos, fortes e resistentes às condições climatéricas adversas.
Os sacos Mater-Bi® são de origem renovável, feitos de amido de milho e óleos vegetais de culturas não alimentares, produzidos inteiramente na Europa. As caraterísticas do biopolímero permitem uma completa biodegradação e compostagem. Além disso, graças à sua resistência e durabilidade, os consumidores podem reutilizar os sacos várias vezes e, no final da sua vida útil, podem ser utilizados como sacos para resíduos orgânicos, uma vez que a sua compostabilidade é certificada de acordo com a norma EN 13432.
Catia Bastioli, CEO da Novamont (Versalis, Eni), afirma: “Inovar com a Amazon é uma oportunidade excecional para apresentar novas embalagens criadas com a nossa gama de materiais Mater-Bi, todos eles biodegradáveis e compostáveis, derivados total ou parcialmente da biomassa. Esta é uma oportunidade única para testar a sua eficácia e as múltiplas opções de reciclagem que oferecem em termos de regeneração de recursos e desempenho ambiental certificado”.
Já Alan Jacobsen, Diretor de Ciências dos Materiais e da Energia da Amazon, refere: “Os nossos novos sacos biodegradáveis da Amazon Fresh proporcionam uma proteção total, mantendo as encomendas dos nossos clientes em perfeitas condições, ao mesmo tempo que são melhores para o planeta, uma vez que são fabricados a partir de materiais renováveis e seguros para os alimentos, à base de plantas, como o amido de milho e os óleos vegetais. Ao contrário dos sacos de plástico derivados do petróleo, estes materiais têm o potencial de serem reciclados de forma mais eficiente, além de poderem decompor-se naturalmente num ambiente de compostagem”. A Novamont é uma Benefit Company da Versalis (Eni), uma empresa certificada B Corporation, entre os atores internacionais na produção de bioplásticos e no desenvolvimento de bioquímicos e bioprodutos que integram a química, o ambiente e a agricultura.
A Novamont investe continuamente em investigação e inovação, com 25% da sua força de trabalho e cerca de 1600 patentes ativas e pedidos de patentes.