A olivicultura está a atravessar uma nova era, marcada pela adoção de tecnologias avançadas, como drones, sensores e inteligência artificial. O Consórcio para a Proteção do Azeite de Oliva Extra Virgem Riviera Ligure DOP está na vanguarda de um projeto inovador, com o objetivo de transformar a agricultura tradicional do setor olivícola, impulsionando-a para o conceito de olivicultura 4.0.

O projeto experimental, em curso no olival de demonstração do Consórcio em Lucinasco, na província de Impéria (Itália), utiliza sensores e inteligência artificial para monitorizar, de forma automatizada, o estado de stress das plantas, a presença de patógenos e parasitas, e as interações com variáveis ambientais. Esta abordagem inovadora permitirá aos olivicultores tomar decisões mais precisas, aprimorando a capacidade produtiva e a qualidade do azeite.

O projeto contempla o desenvolvimento de uma arquitetura de TI dedicada à aquisição, armazenamento e análise de dados, empregando algoritmos de inteligência artificial para criar um sistema avançado de apoio à decisão. Além disso, estão a ser testados sensores de alta precisão para monitorizar parâmetros do solo e do ambiente, armadilhas “inteligentes” para o controle da mosca da oliveira e dissuasores óptico-acústicos para afastar animais selvagens.

Carlos Siffredi, presidente do Consórcio, destacou o papel de liderança da organização na promoção da inovação e experimentação no setor olivícola. João Minutoele, diretor geral do Centro Experimental e Assistência Agrícola, reforçou a importância da continuidade na pesquisa e inovação para alcançar resultados concretos e sustentáveis.

“O Consórcio para a Proteção das Oliveiras está desempenhando um papel de liderança e orientação em todos os processos de inovação e experimentação que podem ajudar as empresas do setor olivícola e promover o crescimento da produção de qualidade. A pesquisa e a inovação podem ajudar a olivicultura a lidar com as mudanças em andamento e tomar conscientemente o caminho da sustentabilidade” referiu o presidente do Consórcio Carlo Siffredi.

Fundado em 2001, o Consórcio é formado por 371 operadores da cadeia produtiva da Ligúria, abrangendo cerca de 2.400 hectares de olival. O projeto conta com o apoio da Sociedade Financeira da Ligúria para o Desenvolvimento Económico e com a colaboração de diversas entidades privadas e públicas da região.

→ Mais informação

l’Olivo NEWS

 

SUBSCREVA E RECEBA TODOS OS MESES A REVISTA VOZ DO CAMPO

→ SEJA NOSSO ASSINANTE (clique aqui)